Filme de montanhismo com Jackie Chan tem primeiro trailer divulgado

Conforme anunciado em primeira mão para a América Latina, o chinês, astro de filmes de ação, Jackie Chan irá estrelar um filme que aborda a primeira ascensão chinesa ao Monte Everest (8.848 m) pela face norte (atualmente conhecido como o “lado chinês”). O filme “Climbers”, narrará a história de Chinses Wang Fuzhou, Gonpo e Qu Yinhua, membros da equipe chinesa que fez a primeira subida ao Everest desde a face norte em 20 de maio de 1960. No final da escalada, o trio deixou uma pequena estátua de Mao Tsé-Tung (líder comunista e revolucionário chinês) no topo.

Dirigido Daniel Lee, “The Climbers” tem o lançamento previsto para coincidir com os feriados nacionais chineses. “The Clinbers” terá estreia na melhor data possível na China: 30 de setembro, um dia antes do Dia Nacional e o início da Golden Week, o feriado mais longo do país.

O filme teve exibição para plateia selecionada no Festival Internacional de Cinema de Xangai, realizado em maio, Wu Jing e outros membros do elenco, apresentaram The Climbers. No evento, Wu falou aos jornalistas sobre as filmagens na província de Qinghai, onde pessoalmente experimentou os efeitos do mal de altitude. Wu Jing, inclusive já havia feito alguma escalada em alta montanha, mas nunca havia alcançado 6.000 metros antes.

Dado o potencial do melodrama exagerado, será interessante ver como a expedição real e histórica é tratada, uma vez que a escalada de 1960 por Wang Fuzhou, Konbu e Qu Yinhua é muito menos conhecida do que a história de Hillary e Tenzing.

Mao Tsé-tung governou a China e era o principal líder da Revolução Cultural do país, exigiu que a expedição fosse conduzida não por um montanhista, mas pelo herói de guerra Hang Fudong. Os membros da expedição foram treinados na extinta União Soviética antes de irem para o Everest. Enquanto apenas quatro escaladores subiram ao cume, a expedição total contou com até 214 membros, dos quais 192 chegaram ao acampamento base naquele ano.

A ascensão, entretanto, não possui provas fotográficas, embora aparentemente mencione que os escaladores deixaram uma estátua de gesso de Mao Tsé-tung (que morreu no ano anterior) no cume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.