Nova medição do IBGE aumenta 1,52 metro do Pico da Neblina

Durante todo o ensino primário, um dos pontos que eram mais exigidos por professores era a de que decorássemos que: “A montanha mais alta do Brasil é o Pico da Neblina”, e às vezes até mesmo o valor de sua altitude.

Porém este valor veio mudando com o passar dos anos, pois as metodologias de medições foram sendo aprimoradas e releituras foram realizadas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está aplicando nova metodologia para mapear todo o território brasileiro, e após realização de medições no Pico da Neblina, este “ganhou” 1,5 metro.

Localizado no estado do Amazonas, mais precisamente na Serra do Imeri, o Pico da Neblina antes, segundo o próprio IBGE, possuía 2.993,78 metros de altitude, mas com a nova medição tem 2.995,30 metros.

Ilustração sem escalada

Ilustração sem escalada

Esta nova medição é fruto do projeto MAPGEO2015, que implementa nova metodologia baseada no que a própria instituição chama da “Modelo de Ondulação Geoidal”.

Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite – GNSS (na sigla em inglês) revolucionaram as atividades que necessitam de posicionamento, mas a altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, e sim a um elipsoide de referência com dimensões específicas.

Para contornar esta limitação, e estabelecer valores mais próximos da realidade o projeto MAPGEO2015 foi concebido e produzido conjuntamente pelo IBGE (através da Coordenação de Geodésia – CGED) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP

Valores de outras montanhas mudaram

7-picos-mais-altos-do-brasil-Mapa

O pico 31 de Março, segunda montanha mais alta do país, também na Serra do Imeri ( fronteira com a Venezuela), também ganhou 1,52 metro a mais após a correção.

As correções divulgadas pelo IBGE para as sete maiores montanhas do Brasil, tiveram correção, mas para baixo.

O Pico da Bandeira (3ª mais alta do Brasil) teve seu valor decrescido de 33 cm, assim como o  Monte Roraima (7ª montanha mais alta do Brasil) “encolheu” 71 cm.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.