A boulderista grávida que continua escalando com barrigão (mas sem roupas)

Pouco conhecida do público sul-americano, a norte-americana Laura Jasorka é conhecida por escalar diversas linhas boulders de seu país sempre sem roupa. Jasorka diz que acha “libertador” compartilhar fotos dela escalando nua e insiste a quem questiona sua escolha que é “artístico” e “nada pornográfico”.

A escaladora de 38 anos começou a posar para escaladas “ao natural” no ano passado e começou a receber nada além de comentários encorajadores quando posta suas fotos regularmente no Instagram sob o nome de Princesa Slaya (@princess_slaya). Seu perfil na rede social, entretanto, é privado.

“Eu imediatamente me apaixonei por escalar sem roupa, pois me senti tão libertador”, disse ela. Quando descobriu que estava grávida em junho Laura decidiu não abandonar sua paixão que era escalar linhas de boulder nua.

Então ela continuou a escalar, enquanto sua barriga aumentava, mas admite que tem feito escaladas “mais fáceis” desde que descobriu que estava grávida. “É bem diferente escalar durante a gravidez” disse Laura. “Com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais difícil para eu ver meus pés, o que é uma parte muito importante da escalada”.

Jasorka recebeu algumas reações contraditórias de outras pessoas que acompanham seu perfil. “A maioria das mulheres é muito encorajadora”, explica Laura. “As mulheres grávidas ouvem com frequência que não podem fazer isso ou comer aquilo, mas, na realidade, você pode fazer tudo o que se sentir confortável para fazer”, rebate a boulderista.

A escaladora não se envergonha pelas suas escolhas e complementa:

Meu médico me disse que eu deveria continuar a me manter ativa e se isso significa praticar um esporte que adoro, então pratico. Basta ser inteligente. E eu levei isso muito a sério. Estranhamente, os únicos comentários negativos que recebi foram de homens.

Acho que é porque eles não têm a menor ideia de como é carregar uma criança no colo. Deixe-me colocar desta forma, se um homem carregasse um bebê por 9 meses, tenho quase certeza de que andar de skate ou comer sushi não seria um problema.

O conselho de Laura para as mulheres que desejam manter-se ativas durante a gravidez é “dê uma chance”. Simone de Beauvoir pregava que “Que nada nos defina, que nada nos sujeite e que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre”, e o que Laura Jasorka faz é exatamente isso: ser protagonista da própria vida.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.