A Importância do Yoga na Escalada

Escaladores profissionais e amadores de primeira linha atestam a necessidade do controle corporal para a eficácia em sua escalada.

Mas o que seria este tal “controle corporal”?

A capacidade de auto controle do corpo e da mente são ferramentas que VOCÊ possui.

O ambiente externo desencadeia falta de atenção em si mesmo, inseguranças e medos, gerando desequilíbrios que nem mesmo você percebe e acaba achando natural.

Equilibrar a mente e treiná-la para enfrentar estes fatores externos é Yoga.

imagesA escalada, sendo um esporte de certa forma, individual, requer do escalador a máxima concentração para que ele possa performar com excelência.

A prática de Yoga e concentração, aliada ao treinamento na escalada, da segurança e controle corporal ao escalador, otimizando sua escalada e aumentando sua consciência e capacidade de análise em momentos de risco.

O treinamento Yogue visa manter a pessoa em seu estado naturalmente equilibrado. A consequência disto é uma escalada fluida, segura e com auto controle.

Mas atenção: a prática de Yoga deve ser feita de forma frequente e de preferência com a ajuda de um mestre.

De nada adianta aquele aluno que pratica uma vez ao mês e deseja ter resultados rápidos.

Imagine: nós, ocidentais, nunca fomos ensinados a praticar meditação, como é que você obtém frutos disto fazendo apenas uma vez ao mês?

Você consegue uma boa performance na escalada praticando somente uma vez ao mês? Com Yoga é a mesma coisa. Segundo Patanjali, um dos primeiros escritores das técnicas de Yoga, a prática é que traz ao aluno a possibilidade de realização (Sutra 1:1).

Na próxima matéria vamos falar um pouco mais da estrutora do Yoga: Asanas, Pranayamas e Meditação.

Hari OM

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.