Margo Hayes realiza a primeira ascensão feminina da icônica via “Biographie” (12a Br) em Céüse

A escaladora americana Margo Hayes volta a fazer história ao encadenar a via “Biographie” (9a+ Fr / 12a Br) na França. Esta foi a primeira cadena feminina da clássica e icônica via. A linha, localizada em Céüse, foi considerada, durante muito tempo, como a mais difícil do mundo.

A primeira ascensão da via foi feita pelo escalador americano Chris Sharma. Esta é a segunda ascensão de margo em uma graduação alta.

Este ano ela entrou para a história do esporte ao encadenar a via La Rambla em fevereiro.

O anúncio de sua cadena história foi feito através do Instagram do fotógrafo Jan Novak, que esta cobrindo as tentativas da americana. Veja o anúncio abaixo:

A primeira ascensão feminina da via “Biographie” foi feita poucas semanas depois que outra escaladora, Janja Garnbret, chegou muito perto de realizar o feito. A escaladora eslovena caiu no último crux, em sua sexta tentativa.

Com a primeira ascensão feminina da “Biographie”, a diferença entre as cadenas de vias mais difíceis de homens e mulheres ficou cada vez menor. Recentemente os escaladores Adam Ondra e Chris Sharma encadenaram uma via de 9b+ francês (12c brasileiro). Desta maneira fica a expectativa de que, muito em breve, haverá uma cadena feminina de 9b francês (12b brasileiro).

Biographie ou Realization?

A via “Biographie” também é conhecida como “Realization”. A sua primeira ascenção foi feita em julho de 2001 pelo escalador americano Chris Sharma que. à época, optou por não gradar a via. Mas todas as pessoas que tentaram encadená-la, a graduavam como um possível 9a+ francês (12a brasileiro).

À época não havia nenhuma via com esta graduação, que já havia sido encadenada, no mundo da escalada esportiva.

Porém ha uma disputa para que seja “oficializado” o nome da via. O costume francês, adotado em vários países, é de quem o responsável por batizar a via é a pessoa que conquista. Portanto quando a via foi aberta, em 1989 por Jean-Christophe Lafaillebolted, foi batizada como “Biographie”. Entetanto, o escalador Arnaud Petit adicionou uma ancoragem no meio da via, fazendo naquele ano a primeira cadena de sua metade.

Por causa da dificuldade da via, foi considerada “Biographie” até a ancoragem de Arnaud Petit, que foi retirada em 2007.

O escalador Chris Sharma, primeiro a encadenar toda a linha, a rebatizou chamando-a de “Realization”. Mais tarde o próprio Chris Sharma admitiu que ele mesmo chama via de “Biographie” em conversas com amigos escaladores.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.