Americana Margo Hayes torna-se a primeira mulher da história a encadenar a via “La Rambla” (12a BR)

A escaladora americana Margo Hayes encadenou a via “La Rambla”, localizada em Siurana na Espanha, e entrou para a história do esporte como sendo a primeira mulher a encadenar a linha que é de graduação 9a+ Fr (12a brasileiro). Com aproximadamente 40 metros de extensão é uma das linhas mais desafiadoras no paredão de calcário de Siurana e foi conquistada por  Alexander Huber.

A via “La Rambla” teve a sua primeira ascensão pelo escalador Ramón Julián Puigblanque em 2001 quando, à época, foi considerada uma revolução para o esporte. Hayes, de apenas 18 anos de idade, entrou para o seleto clube de apenas 15 escaladores que já encadenaram a via :

O currículo de Margo Hayes impõe respeito a quem não conhece a americana e esclarece que não foi mero detalhe a conquista, pois dentre outras coisas já havia encadenado uma via de graduação 9a Fr (11c brasileiro) no ano passado e ganhou o campeonato mundial júnior de escalada, que combinava os resultados de dificuldade e boulder.

O americano Greg Mionske, fotógrafo profissional, anunciou que filmou a conquista e pretende liberá-la brevemente.

No ano de 2005 a escaladora espanhola Josune Bereziartu  tinha encadenado a via “Bibaluna”, assim como Ashima Shiraishi (“Open Your Mind Direct” e “Ciudad de Dios”), entretanto todas estas vias não tinham sido consolidadas como um 9a+ Fr de fato pela comunidade.

Todas as vias citadas constam como tendo graduação 9a/+ Fr o que, ao menos de maneira burocrática e seguindo critérios subjetivos, torna o feito de Margo Hayes mais impressionante.

Outras cadenas de 11c

Não somente Margo Hayes anda escalando forte e fazendo história, mas a italiana Laura Rogora, de apenas 15 anos, também: encadenou seu segundo 11c em Oliana, também na Espanha.

A italiana está á procura de fortacer-se nesta graduação para este ano ainda realizar tentativas para outro 12a feminino

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.