Livro da semana: “Climb Injury-Free” – Jared Vagy

Todo esportista que se dedica à prática de qualquer esporte está sujeito a lesionar-se. Não é “privilégio” de determinada modalidade. Como muitas pessoas insistem em repetir uma mentira mil vezes, esta acaba ficando como verdade (sobretudo para quem é mal informado). Portanto alguém que se lesiona é incorreto culpar a modalidade, apesar de muitas pessoas repetirem falácias como mantras a quem está iniciando o esporte.

Os atletas mais experientes, os quais lesionam-se muito pouco, sabem que o melhor remédio para não estar frequentemente visitando médicos, fisioterapeutas e acupunturistas é prevenir-se. Para isso existem diversas técnicas, todas divulgadas largamente em sites relevantes, relativamente simples e que facilmente podem ser adotadas na rotina de atletas.

Procurando divulgar seus conhecimentos para, quem sabe, diminuir um pouco a má fama que a escalada possui por conta de quem a perpetua, o médico Jared Vagy escreveu seu livro “Climb Injury-Free”. Introduzindo a pirâmide de reabilitação (Rock Rehab Pyramid), o autor disseca passo a passo como é a reabilitação ideal para escaladores. Na sua clientela estão alguns nomes conhecidos de vários escaladores como Adam Ondra, Sasha DiGiulian Sean McColl e Jonathan Siegrist.

O principal objetivo do livro é, além de propor um sistema de reabilitação de lesionados, concretizar o sonho de qualquer escalador de escalar sem dores. Minimizar o aparecimento de lesões, com lições passo a passo, com vários conselhos e exercícios ricamente ilustrados é a grande atração deste livro. No mesmo livro, aproximadamente 30 atletas, entre os citados acima, relatam suas experiências em tratar-se com Jared Vagy.

“Climb Injury-Free” é uma obra quase obrigatória para ser guardada atrás do balcão de qualquer academia de escalada. Muitos dos praticantes que se julgam autodidatas também deveriam tê-lo em sua mesa de cabeceira, afinal na obra há ensinamentos específicos para o esporte, além de várias lendas desmitificadas. Na obra estão listadas as lesões mais comuns na escalada, as quais o próprio autor as obteve em pesquisas em suas aulas na faculdade. O autor, que também é escalador com várias ascensões de vias fortes, possui expertise para fazer a relação entre seus conhecimentos acadêmicos com o esporte.

Ficha Técnica

  • Título: Climb Injury-Free – A Proven Injury Prevention and Rehabilitation System
  • Autores: Dr. Jared Vagy DPT
  • Edição:
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 290
  • Editora: Gryphus

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.