Livro da semana: “Climb Injury-Free” – Jared Vagy

Todo esportista que se dedica à prática de qualquer esporte está sujeito a lesionar-se. Não é “privilégio” de determinada modalidade. Como muitas pessoas insistem em repetir uma mentira mil vezes, esta acaba ficando como verdade (sobretudo para quem é mal informado). Portanto alguém que se lesiona é incorreto culpar a modalidade, apesar de muitas pessoas repetirem falácias como mantras a quem está iniciando o esporte.

Os atletas mais experientes, os quais lesionam-se muito pouco, sabem que o melhor remédio para não estar frequentemente visitando médicos, fisioterapeutas e acupunturistas é prevenir-se. Para isso existem diversas técnicas, todas divulgadas largamente em sites relevantes, relativamente simples e que facilmente podem ser adotadas na rotina de atletas.

Procurando divulgar seus conhecimentos para, quem sabe, diminuir um pouco a má fama que a escalada possui por conta de quem a perpetua, o médico Jared Vagy escreveu seu livro “Climb Injury-Free”. Introduzindo a pirâmide de reabilitação (Rock Rehab Pyramid), o autor disseca passo a passo como é a reabilitação ideal para escaladores. Na sua clientela estão alguns nomes conhecidos de vários escaladores como Adam Ondra, Sasha DiGiulian Sean McColl e Jonathan Siegrist.

O principal objetivo do livro é, além de propor um sistema de reabilitação de lesionados, concretizar o sonho de qualquer escalador de escalar sem dores. Minimizar o aparecimento de lesões, com lições passo a passo, com vários conselhos e exercícios ricamente ilustrados é a grande atração deste livro. No mesmo livro, aproximadamente 30 atletas, entre os citados acima, relatam suas experiências em tratar-se com Jared Vagy.

“Climb Injury-Free” é uma obra quase obrigatória para ser guardada atrás do balcão de qualquer academia de escalada. Muitos dos praticantes que se julgam autodidatas também deveriam tê-lo em sua mesa de cabeceira, afinal na obra há ensinamentos específicos para o esporte, além de várias lendas desmitificadas. Na obra estão listadas as lesões mais comuns na escalada, as quais o próprio autor as obteve em pesquisas em suas aulas na faculdade. O autor, que também é escalador com várias ascensões de vias fortes, possui expertise para fazer a relação entre seus conhecimentos acadêmicos com o esporte.

Ficha Técnica

  • Título: Climb Injury-Free – A Proven Injury Prevention and Rehabilitation System
  • Autores: Dr. Jared Vagy DPT
  • Edição:
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 290
  • Editora: Gryphus

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.