Dois turistas brasileiros são expulsos de Torres del Paine por uso de fogareiro

Dois turistas brasileiros, identificados pelas autoridades chilenas como Martín Lama e Marcelo Gleydson foram expulsos do Parque Nacional Torres del Paine, localizado ao sul do Chile.

A dupla, segundo as autoridades chilenas, foi expulsa por ter utilizados um fogareiro em um locar não autorizado para o uso do equipamento na reserva.

O Parque Nacional Torres del Paine, fundado em 1950, está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagônia chilena e é um dos lugares mais bonitos do mundo, sendo o destinho preferido de mochileiros e trekkeiros de todo o mundo.

A Conaf, órgão responsável por administrar o parque, proíbe o uso de fogareiro em alguns locais do parque, e todos os visitantes são informados deste tipo de regra no momento de entrar ao parque.

Nestas áreas do parque há alta probabilidade de incêndio.

As medidas de seguranças tomadas pelo órgão organizador já diminuiu a incidência de incêndio em aproximadamente 56%, segundo dados estatísticos levantados pelo governo chileno.

Foto: http://www.getoutandtravel.net/

Foto: http://www.getoutandtravel.net/

Lama e Gleydson foram acusados de utilizar o fogareiro nos dias da virada do ano 2015 próximo à Cascada Perros que fica no caminho que rodeia o maciço do Paine, pelo guarda-parque Nicolás Maturana.

Ambos os visitantes foram presos em flagrante e deverão apresentar-se hoje, dia 05/01/2016, perante um juiz em Porto Natales, e correm o risco de pegar uma pena de três anos de cadeia além de multa que pode chegar a R$ 5.500,00.

Outros incêndios

O Parque Nacional Torres del Paine teve um incêndio de grandes proporções no fim de 2011, no qual trabalham 562 brigadistas e afetou 12.560 hectares do parque (A área do parque é de 242.000 hectares).

O incêndio provocado à época foi provocado pelo israelense Roter Singer, que confessou ter provocado de forma involuntária ao queimar papel higiênico após o uso.

No ano de 2015 Roter Singer entrou em acordo com a justiça chilena e teve de pagar US$10.000,00

Este não foi o primeiro, pois em fevereiro de 2005, o turista turista tcheco Jiri Smitak, utilizou de forma errada um fogareiro causando um incêndio que consumiu 13.880 hectares do parque.

Após o incidente as autoridades chilenas procurou criar regras restritas para uso de fogueiras e fogareiros no parque.

Outros incidentes com brasileiros

O local de escalada conhecido como Valle Encantado, localizado no norte da Patagônia argentina, recebia todos os anos grande volume de turistas interessados em aproveitar as mais de 300 vias existentes no lugar.

Durante o mês de janeiro de 2010 um escalador paulista despejou deliberadamente solvente de tinta de seu fogareiro no Rio Limay.

No braço do Rio Limay ficou uma mancha visível a vários metros de distância, o que irritou tanto os outros escaladores presentes, além do encarregado pelos proprietários do local para monitorar o comportamento do público ali.

Após este incidente os proprietários optaram por fechar o local à escaladores durante o verão (melhor período de escalada do local) desde 24 de dezembro até 1º de março todos os anos.

O brasileiro à época fugiu durante a madrugada seguinte após o anúncio dos proprietários.

O mesmo escalador já protagonizou também vários incidentes envolvendo comportamento inadequado no Frey e Piedra Parada.

Para mais informações: http://www.24horas.cl

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.