Avaliação corda de escalada Falaise – Simond

A corda de escalada Falaise da marca francesa Simond tem como objetivo oferecer segurança com performance para o escalador esportivo com um produto versátil para diversos tipos de modalidades do esporte.

Segundo o seu fabricante a corda, por possuir diâmetro de 10,2 mm permite assegurar, com toda a segurança, com todos os equipamentos de escalada existentes do mercado.

Nas especificações técnicas da embalagem apresenta boa resistência à abrasão, e seu tamanho (60 metros) permite escaladas esportivas em locais com até 28 metros de altura.

Há marcações, vindas de fábrica, no meio da corda e nas suas extremidades.

corda-de-escalada-falaise-5

O Teste

A corda de escalada Falaise foi testada em diversas escaladas nos seguintes tipos de rocha: Granito, quartzito e calcário.

Nos testes a corda foi utilizada para escaladas guiadas e em top-rope (sobretudo para teste de resistência à abrasão).

Durante quase todas as ascensões a corda foi utilizada para rapel no momento de desmontar as vias de escalada.

O equipamento foi depositado sempre sobre uma lona plástica ou um saco de corda e nunca colocada sobre a terra (úmida ou seca). Foi utilizada ainda em escaladas de diversos graus e inclinações. Foi priorizado, para verificar a leveza, vias de resistência física que necessitavam rápidos movimentos e movimentação.

corda-de-escalada-falaise-3

A corda de escalada Falaise foi utilizada com três tipos de freios: grigri, grigri2 e ATC.

O equipamento foi carregado todo o tempo em mochilas cargueiras junto com outros equipamentos de escalada, Não houve nenhum tratamento especial para o equipamento. Quando guardada foi colocada em lugar fresco e longe de umidade e elementos químicos.

Durante um dia de escalada houve ocorrência de chuva, mas não chegou a molhar totalmente a corda. O equipamento foi deixado para secar à sombra por 24 horas.

Para um teste mais completo o equipamento foi testado por mais de uma pessoa para averiguar as impressões a respeito da corda.

corda-de-escalada-falaise-4

Prós

  • Uso em diversos freios
  • Marcação de extremidades e meio
  • Tonalidade de cor que permite identificação
  • Resistência à abrasão
  • Preço final

Contras

  • Peso
  • Suscetibilidade a sujeira

Notas

  • Custo Benefício: 5,0 
  • Peso: 3,5
  • Facilidade de Limpeza: 4,0 
  • Design: 3,0 
  • Material: 4,0 
  • Preço: 5,0 
  • Durabilidade: 3,0 
  • Nota Final: 3,92

corda-de-escalada-falaise-6

Opinião

A corda de escalada Falaise mostrou bom desempenho nos testes, cumprindo as expectativas a respeito do produto.

Não houve grandes decepções a respeito do equipamento. Sobretudo em lugares com rocha abrasiva a corda mostrou boa resistência, principalmente no granito. Mesmo sendo usada em vários top-ropes que exigiram resistência à abrasão da corda.

Nas vias de resistência, principalmente longas e no calcário, a alta milimetragem da corda (10,2 mm) cobrou o seu preço: mostrou-se relativamente pesada com a proximidade do esgotamento físico do escalador. Porém este detalhe não afeta grande parte das escaladas esportivas. Para ser usada constantemente

Em um ginásio de escalada, por apresentar boa resistência à abrasão, e por exigir maior esforço em momentos de esgotamento físico faz o equipamento pode ser interessante.

Durante o uso em locais que tiveram muita chuva, contendo muito musgo e terra úmida, a corda mostrou-se suscetível à sujeira. Logo após alguns rapéis apresentou a superfície suja. Esta sujeira, entretanto, não afeta o rendimento na corda, mas pode ser um incômodo a quem frequentemente coloca a corda na boca para costurar.

corda-de-escalada-falaise-2

A maciez da corda agradou bastante e mesmo com o uso intenso não apresentou desgaste nem endurecimento da capa (mesmo com sujeira).

A versatilidade da corda de escalada Falaise foi comprovada em atividades de vias longas (com 25 a 28 metros) e curtas (com 12 a 15 metros). Nas escaldas tradicionais, que exigiu grandes esticões o peso da corda foi acentuado próximo ao final de cada enfiada.

O equipamento é , no geral, muito bom e indicado a escaladores de todos os níveis. Para o escalador esportivo que deseja performance em escaladas de alto grau (acima de 10º) talvez não seja interessante por conta do peso. Porém para quem procura um produto com excelente custo/benefício para viagens a locais de escalada com grande variação de intensidade e extensão é uma ótima opção.

corda-de-escalada-falaise-1

 

There are 4 comments

  1. Wagner Muniz

    Comprei uma corda dessas porém de 70Mts após um ano e três meses de uso, utilizando mais ou menos 2 vzs por mês a capa dela desgastou muito em alguns pontos, não chegou abrir mas estava a ponto disso… Questionei na loja onde tinha comprado e eles estornaram o valor sem problema algum. Achei até que já tinham acontecido outros casos como esse p/ tomarem essa postura tão rápido. Realmente não sei oq aconteceu. Mas tirando isso, foi uma ótima compra, me atendia muito bem.

      1. Marcelo Fagundes de Santana

        Olá amigos .

        Eu escalo a dois anos e percebo que as cordas tem uma boa resistência a abrasão , como sou do RJ e a rocha é bem abrasiva , esse quesito é importante .

        Como vcs viram essa característica na corda Simond , pretendo comprar minha primeira corda e essa tem um custo acessível .

        Será que dura como outras que vejo e uso ?

        Desde já agradeço.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.