Como se hidratar na montanha

Qualquer pessoa que comece a praticar qualquer atividade física já deve ter escutado sobre a importância de hidratar-se. Além disso, também é escutado à exaustão que de 40 a 80% da composição do corpo humano, sendo a água responsável por funções importantes do organismo humano. Um outro fato também que é dito à exaustão é que o ser humano não sobrevive mais do que quatro dias sem água. Portanto, hidratar-se é fundamental para viver, não somente para uma atividade física.

O corpo humano quando submetido a uma atividade física, tende a aumentar a temperatura corporal e imediatamente o suor serve para baixar esta temperatura. Mas no momento que se começa a suar, há perda de água no organismo. Esta perda de água pode coincidir com a diminuição do rendimento muscular, insolação, lipotimia (perda de força muscular), etc. Todos estes sintomas citados são consequências de uma desidratação grave, ainda mais se estivermos na montanha.

Principais causas da desidratação

Foto: http://knowi.es/

Quando se está a uma altitude elevada (aproximadamente acima de 2.500 a 3.000), há menor quantidade de oxigênio disponível. Isso fará com que nos esforcemos mais para obtê-lo cada vez que respirarmos. Este esforço fará com que o corpo comece a se aquecer e, consequentemente, eliminar água com o suor e pelas vias respiratórias por evaporação. Desta maneira, mesmo sem perceber, o corpo começa a ficar desidratado.

Quanto maior a altitude, menor será a temperatura e, por isso, maior será a velocidade do vento. Esta combinação de fatores se traduz em uma sensação térmica de frio, fazendo com que o corpo use as reservas energéticas para gerar calor. Este esforço, que pode ser até uma tremida de frio, faz com que o corpo também comece a perder água, pois este maior esforço se traduz em transpiração (mesmo que não seja percebida).

A desidratação pode ser sentida pela cor da urina. Na figura, é possível ter uma noção básica do nível de desidratação que nos encontramos.

A regra prática é que quanto mais clara está a urina, mais hidratado estamos. Por outro lado, quanto mais amarelo está a urina, menos desidratado nos encontramos.

Sintomas da desidratação

Foto: http://www.culturademontania.com.ar/

Desidratar-se na montanha é uma coisa séria. Muitas vezes, sem nenhum exagero, algumas pessoas têm de ser resgatadas. Os primeiros sinais de desidratação aparecem quando o corpo perde aproximadamente 2% de líquidos. Este início de desidratação pode ser percebido com perda de apetite, pele seca e enrijecida, urina amarelo escura (veja tabela acima), boca seca, calafrios e debilidade.

Caso a pessoa não tome uma atitude quanto a esta desidratação, e ela chegar a 5% de líquidos, a situação começa a piorar. A partir deste ponto começa a haver taquicardia, aumento do ritmo da respiração, diminuição da sudorese e quantidade de urina, aumento da temperatura corporal, fadiga extrema, cãibras, dor de cabeça, náuseas e formigamento nas extremidades do corpo.

O ponto crítico é quanto o corpo chega a perder 10% de líquidos. Nesta situação é necessário assistência médica imediata, pois a pessoa começa a sofrer de espasmos musculares, vômitos, pulsação acelerada, dor ao urinar, dificuldade de respirar, convulsões, dor abdominal e inconsciência. A título e curiosidade, para uma pessoa de 70 kg, estimando que tenha 42 litros no corpo (60% do corpo de líquidos). Assim que perder 4 litros, a pessoa começa a demonstrar os sintomas.

Portanto, especialmente na montanha, devemos tomar água com frequência. Na montanha é imprescindível beber água mesmo que não tenha sede. Como dito acima, na montanha é neste momento que mais devemos beber água, porque é um claro sinal que já estamos em processo de desidratação. Não existe uma regra prática, mas o ideal é que se tome água a cada 15 ou 20 minutos.

Como hidratar

A primeira resposta a esta pergunta é até fácil: com água. Mas existem outras fontes que podem ser utilizadas. A água, claro, é o mais básico e fundamentais líquidos para a hidratação. O ideal é que a cada 20 minutos durante uma caminhada. Mesmo durante o descanso é necessário beber água.

Uma outra fonte de hidratação são as bebidas energéticas, que são também base de carboidratos, por conta do açúcar, que são indispensáveis para a metabolização de energia necessária para o esforço muscular. Além destas há ainda as bebidas recuperadoras, que possuem proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas, etc. Elas preparam o organismo para manter sua capacidade física diante de um esforço de vários dias consecutivos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.