Ao longo de 26 anos apenas 16 expedições tentaram. e falharam, na tentativa de escalada no Gasherbrum II (8.035 m),conjunto de picos, situado na extensão do Karakoram (cordilheira localizada na fronteira entre Paquistão, República Popular da China e Índia).
Historicamente, mais precisamente no ano de 1856, Thomas George Montgomery avistou um grupo de picos na cordilheira do Karakoram, que estavam a mais de 200 km. Nomeou cinco destes picos como: K1, K2, K3, K4 e K5. A letra “K” tem origem em Karakoram, nome da cordilheira. Somente o K2, a segunda montanha mais alta no mundo, manteve o nome original.
- K1 é conhecido como Masherbrum (7.821 m)
- K3 como o Broad Peak (8.047 m)
- K4 como o Gasherbrum II (8.035 m)
- K5 como o Gasherbrum I ( 8.068 m)
Em dezembro de 2011 os montanhistas Simone Moro, Denis Urubko, junto do fotógrafo Corey Richards, fizeram uma escalada invernal no lugar e, assim, tornaram-se os primeiros a subir o Gasherbrum II. Na ocasião o grupo enfrentou temperaturas de -50ºC e, próximo ao final, uma avalanche.
Logo após sobreviver ao impacto da avalanche o fotógrafo Corey Richards tirou uma foto que marcou a sua carreira para sempre. A imagem capturada por suas lentes é hoje, além de capa de seu portfólio, uma das imagens do alpinismo moderno.
Toda a escalada foi filmada por Richards que posteriormente lançou seu film “Cold” no mesmo ano. O filme, por sua intensidade e crueza ganhou vários prêmios em festivais de filmes de montanha relevantes como o Banff Mountain Festival e o Kendal Mountain Film.