Video da semana: “Querencia” – Atividades outdoor que revitalizaram região de mineração

A mineração corresponde a uma atividade econômica importante de qualquer país. A mineração é uma das grandes responsáveis pela atual sociedade em que vivemos. Diversos produtos e recursos utilizados por toda a sociedade são provenientes da mineração como computadores, cosméticos, estradas, estruturas metálicas, entre outros.

A mineração é indispensável ao desenvolvimento socioeconômico, mas também é responsável por diversos problemas provocados ao meio ambiente.

Para onde uma cidade se volta quando sua economia principal desaparece? Esta foi a pergunta que as pessoas da cidade de Questa se fizeram quando as atividades de mineração no local acabaram.

Uma história história muito parecida com a que foi documentada em “United States of Joe’s”, que mostra como a escalada e esportes outdoor revitalizaram uma região com dificuldades econômicas.

Nas duas produções, a dificuldade financeira era decorrente do encerramento das atividades de mineração na região. Atividades que proviam o sustento financeiro de todos os seus habitantes.

A região de Joe’s Valley, mais especificamente em Orangeville, viu nos escaladores um novo sustento e guinada nos negócios da região. Na cidade de Questa, eles se voltaram para uma população nativa de trutas, e as coisas estão mudando.

Querencia

No curta-metragem produzido por Trout Unlimited, um grupo de novos mexicanos conta uma história muito familiar. Quando o setor de mineração saiu, a comunidade perdeu sua identidade.

Trout Unlimited é uma organização americana sem fins lucrativos dedicada à conservação de córregos de água doce, rios e habitats de terras altas associados a trutas, salmões, outras espécies aquáticas

Esporte outdoor como ferramenta de integração

Quando um grupo de pessoas se preparou para reenergizar a cidade e se concentrar nas qualidades naturais que ela possui nos arredores. Depois de revitalizar o coração da cidade, os moradores de Questa, cidade do estado norte-americano do Novo México, se voltaram para as atividades outdoor e à de uma variedade rara e pura de truta do Rio Grande.

Isoladas e valiosas apenas pela mera existência, essas trutas são a chave para refazer essa comunidade.

Da mesma maneira que “United States of Joe’s” mostra como é importante integrar praticantes e comunidade local, Querencia documenta o mesmo assunto, só que com uma abordagem diferente.

Portanto, se a comunidade local enxerga os praticantes como intrusos e não os vê com bons olhos, e uma evidência clara de que algo está errado e deve ser corrigido. O grupo de praticantes que é mal visto pelos locais, deve urgentemente repensar no seu modus vivendi.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.