Crítica do filme “United States of Joe’s” – O filme que todo escalador deveria assistir

Que a escalada possui um grande potencial de negócios, tanto para a comunidade de praticantes como para quem os recebe, não é segredo para ninguém. Grande parte disso vem do fato de que qualquer esporte praticado com dedicação, especialmente se ele for de natureza como a escalada, é relativamente caro para o praticante.

No esporte o preço de equipamentos de alta qualidade é salgado para qualquer modalidade. O valor, caso alguém ainda tenha dúvidas, não é dependente somente dos impostos (que no Brasil possui carga tributária insana), mas também pelo número relativamente pequeno de praticantes.

Há quem tenha nanismo moral e acredita que esporte outdoor tenha de ser sempre de nicho. Mas isso é outro assunto.

Um outro aspecto que atrapalha a evolução do esporte é a postura e a atitude diante da sociedade e das pessoas apresentada pelos escaladores. Infelizmente, às vezes jogando contra com o próprio esporte. O modus vivendi que mescla niilismo, anarquismo e muita hipocrisia (além de uma carga pesada de carência afetiva) por parte dos escaladores é conhecida e sempre é gerador de conflitos em locais de escalada.

Por conta dessa atitude, vários locais de escalada fecham, além de criarem uma intensa animosidade da população local com os escaladores. Aqui mesmo no Brasil é possível testemunhar vários conflitos e incidentes que pululam pelos locais mais populares de escalada. Histórias e notícias sobre isso não faltam.

United States of Joe’s

United States of Joe’s

O filme “United States of Joe’s” começa exatamente com este cenário: comunidade de escaladores acreditando que poderiam fazer o que quiser em um novo local. A partir desta atitude, a produção evidencia um cenário que pareceria ser um barril de pólvora.

O local documentado é “Joe’s Valley”, no estado norte-americano de Utah, é uma reconhecida meca de escalada em boulder do país norte-americano. Para lá migram centenas, e às vezes milhares, de boulderistas. Próximo ao local há duas cidades minúsculas: Orangeville, de pouco mais de 1.500 habitantes.

United States of Joe’s

Na minúscula cidade a economia estava definhando por ser baseada em extração de carvão mineral, e possuía com população religiosa e bastante conservadora. Logo que o local começou a receber os escaladores de boulder, os quais muitos chegavam em furgões com pinturas estranhas e acampavam à beira da estrada, houveram diversos conflitos.

“United States of Joe’s” procura ser neutro nas imagens, e mostra diversos escaladores com comportamentos que geralmente são malvistos por pessoas conservadoras. Acostumados com ambientes cosmopolitas, dos quais maioria morava, ignoraram o fato de que era necessário integrar e socializar com a população.

Esta atitude esnobe causou resistência na população, que chegou até mesmo desferir tiros nas barracas e mochilas dos escaladores para expulsá-los da região. Distante de tal conflito, o qual poderia chegar a simplesmente fechar a área de escalada em boulder, o escalador Steven Jeffrey foi quem deu o primeiro passo em direção a uma simbiose entre população local e comunidade de escaladores.

United States of Joe’s

United States of Joe’s

Jeffrey ficou sabendo que haveria um mutirão de limpeza da cidade e decidiu participar. Na reunião organizada, estarem apenas donas de casa que ficaram encantadas com a pró atividade de Steven. Este foi o primeiro passo para a revolução que aconteceu em Joe’s Valley e é quando o filme ganha conotações educativas a todos os escaladores de todo o mundo.

No filme, Steven Jeffrey tomou a iniciativa de integrar a economia da cidade com a escalada, tornando a atividade querida pela população e abrindo as portas para aceitação de escaladores. Jeffrey, junto de sua namorada, mostrou-se imensamente empreendedor.

United States of Joe’s

Atuando como um verdadeiro diplomata no conselho da cidade, mostrou como a cidade poderia lucrar com os escaladores e implementou, junto da prefeitura e comércios locais, o encontro anual de boulder de Joe’s Valley. Fica evidente, a partir da atuação de Steven junto aos habitantes locais, que o filme é uma verdadeira lição de vida para quem deseja empreender no esporte.

A produção serve também como um tapa da cara de escaladores que vão morar no interior de qualquer lugar “apenas para escalar”. Em outras palavras a atitude de “escalador micróbio”.”United States of Joe’s” deixa evidente ao expectador que o perfil de escalador sanguessuga deve ser deixado no passado.

Além disso, fica bastante evidente em cada minuto do filme que se a escalada não está fazendo a pessoa ficar humilde, independente do grau que ela escala, é porque está fazendo algo muito errado. Pois “United States of Joe’s” é exatamente sobre isso: humildade, educação e empreendedorismo. Estas três qualidades devem ser a orientação para a personalidade de qualquer escalador.

Nota Revista Blog de Escalada:

United States of Joe's – mattresses on their backs

United States of Joe’s is the sleeper hit of #ReelRock14, with tons of laughs and surprising feels, offering a glimmer of hope for the future in these divided times. We have to admit it seems unlikely that this strange sport of bouldering would offer a conduit towards unity, but in Joe’s Valley, Utah, that’s exactly what’s happening. But before you arrive at brotherhood, you gotta get past some natural skepticism – bouldering really can look silly when you see it from an outsider’s perspective…RR14 is touring the world, find a show near you at reelrocktour.com

Posted by REEL ROCK Film Tour on Wednesday, November 13, 2019

 

There are 2 comments

    1. Luciano Fernandes

      Renato, o filme faz parte do pacote do Reel Rock. Porém a pessoa que detém os direitos de transmissão na América do Sul, até o momento, não possui interesse em exibir no Brasil. Há 4 anos que não há exibição no Brasil

      Para assistir você terá de esperar o pacote Reel Rock 14 começar a ser vendido

      Que eu sei o Freeman Outdoors está negociando com a Sender Films para que os direitos do Brasil seja tirado desta pessoa e possa ser exibido nos cinemas do Brasil.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.