O uso dos pés na escalada – Conheça o método inovador de treinamento para aprimorar a técnica

O trabalho de movimentação dos pés, e sua maneira eficiente de uso, é fundamental para qualquer escalador. Esta técnica, que é dominada pelos melhores escaladores, deve ser lapidada a todo o tempo durante os treinamentos.

Ter repertório de movimentos é o que, de fato, diferencia grandes escaladores de atletas medíocres.

Para o treinamento efetivo dos pés há várias técnicas, mas uma abordagem mais inovadora, com o uso de elásticos em uma academia de escalada, vem fazendo bastante sucesso entre os treinadores de vanguarda. A técnica é vista nos principais sites de montanhismo e escalada e é fácil de implementá-la em qualquer academia. Os escaladores que  a utilizaram ficaram surpresos com os resultados obtidos.

Uso dos pés

Um dos grandes problemas de qualquer escalador, não importa o seu nível, é o uso dos pés. Sempre é dada muita importância à força dos braços e mãos, mas não é difundido com a mesma ênfase o bom uso dos pés. Por isso não são conhecidas muitas técnicas de treinamento específicas para o uso dos pés na escalada.

Enquanto observava um escalador realizar uma sequência de movimentos, reparei que um pé estava mal apoiado, escorregava e mexia todo o tempo. Mas como não era um treinamento de foco nos pés, era fácil para ele perder a concentração nos pés, especialmente nos movimentos mais difíceis ou quando se sentia cansado.

tecnica-escalada-a

O uso de elásticos é uma excelente solução para este tipo de problema.  As tiras de elástico (preferencialmente de 3 a 4 metros cada) são amarradas na parte traseira da sapatilha do escalador. Enquanto ele estiver realizando a sequência, uma outra pessoa aplica uma tensão constante nos elásticos amarrados nos pés.

Por serem as tiras elásticas, o escalador sentirá 100% do tempo uma força externa que faz com que seus pés saiam da posição original. Assim, desta maneira, é necessário que o escalador esteja 100% do tempo concentrado em manter seus pés sobre as agarras.

Aquele que aplica a tensão nos elásticos pode fazer tensionamentos diferenciados, com intensidades diferentes em cada pé. Desta maneira é possível aplicar uma tensão maior, ou menor, sobre cada pé. Um aprimoramento da técnica nos exercícios que implementamos é aumentar a tensão nos trechos mais difíceis da travessia, para que o escalador foque sua atenção ainda mais no uso dos pés.

O uso destas tiras de elásticos tem sido uma ferramenta fundamental nos treinamentos realizados na academia que frequento e se assemelha muito a escalar com um peso extra. A diferença fundamental entre as duas abordagens é que com peso extra o escalador foca sua atenção muito mais na técnica de pés do que na força dos braços.

Também experimentamos o uso de lastro, somado ao uso das tiras de elásticos, e a experiência mostrou-se muito interessante. Não foi experimentado em escaladas de boulder, somente em travessias de curta ou média duração que visavam a resistência.

tecnica-escalada-1

Foi testado também conectar as tiras de elástico a um ponto fixo, para que o escalador que estiver treinando não necessitasse de uma outra pessoa. Esta abordagem também gerou bons resultados, mas não com a mesma eficiência com alguém controlando a tensão.

Este novo método, sob meu ponto de vista, pode ser usado em escaladores de todos os níveis (novatos, intermediários e experientes) pois reforça, e muito, a técnica de uso dos pés a qual deve ser estimulada sempre.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.