Truques e segredos que todo praticante de trekking deveria saber

Mesmo para mochileiros experientes, sempre há mais truques e segredos para aprender em prol de ter uma viagem mais tranquila.

Os truques de mochila são ótimos porque te ajudam a pensar de forma criativa e tornam a vida mais fácil, ou ao menos melhor na trilha. Confira abaixo.

Truques e segredos que todo praticante de trekking deveria saber

De fato, nada te impede de comer bem enquanto viaja num trekking. O ponto é saber o que levar para agregar sabor nas suas refeições. Para tal, leve um kit pequeno de temperos.

Temperos que goste e nada que possa mexer com seu intestino. Leve num saquinho. Em síntese, ainda pode colocar em algum frasco de comprimidos vazio para melhor conservação.

Fogão de mochila

Foto: Switchback Travel

Foto: Switchback Travel

A saber, existem manobras mais baratas que comprar cada item. No caso do fogão, experimente uma alternativa que pode render uma boa história.

Elabore seu próprio fogão usando uma lata de alumínio, canivete, álcool como combustível e outros materiais comuns. A maneira é basicamente a mesma, mas o design fica por sua conta.

Atenção ao peso da mochila

Cada quilo faz a diferença na trilha. Portanto, remova um pouco do seu fardo empacotando itens leves e vendo o que pode reduzir.

Garrafas de água mais leves, embalagens desnecessárias de alimentos… detalhes que fazem a diferença. Quanto mais itens multiuso e leves conseguir, melhor.

Porta-fósforos especial

Da mesma forma que pode guardar os temperos num frasco de comprimidos, os fósforos também podem ser conservados assim. Dentro disso, corte o papel marcante de uma caixa de fósforos e cole-o no interior da tampa para usar quando necessário.

Momento beleza ou quase…

Obviamente que tomar aquele banho de casa não acontece no trekking ou nesses tipos de viagens similares. Pensando nisso, antes de sair, use um descascador de legumes para raspar algumas pontas finas de uma barra de sabão biodegradável.

Quando estiver implorando por um banho ou apenas lavar o rosto, este será útil. Certifique-se de não poluir as fontes naturais de água com o sabão.

Se aquecendo na madrugada

Em noites mais frias, ferva a água e coloque-a em uma daquelas garrafas de água Nalgene. Enrole a garrafa com uma bandana ou camisa para evitar queimaduras e coloque-a no fundo do saco de dormir para mantê-lo confortável.

Dentro disso, coloque as meias e roupas íntimas limpas de amanhã ao lado da garrafa de água para estarem quentes e prontas pela manhã.

Lavando roupa ao ar livre

Foto: Snowys

Foto: Snowys

Em viagens longas suas roupas ficarão certamente sujas e o odor subirá. Para lavar suas peças, uma bear canister pode salvar. Use-a como máquina de lavar, esvaziando o recipiente e adicionando um pouco de água quente, algumas gotas de sabão biodegradável e suas roupas.

Agite bem a vasilha por um minuto ou mais, remova as roupas e espalhe a água suja longe de fontes naturais de água. Repita este processo com água limpa (sem sabão) até que as roupas estejam suficientemente enxaguadas.

Quase um espião

Por fim, aqui pode brincar de aventureiro e tudo. James Bond?

Enfim, caso danifique alguma parte de sua mochila, como pequenos rasgos, é possível costurar com fio dental. Por incrível que pareça, o fio dental é bem forte. Com isso, improvisar fio dental na costura e cola super forte, podem salvar sua mochila.

Foto destaque: Alexander Paul /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.