Avalanche na Índia mata sete perto da passagem do Himalaia para o Tibete

Uma avalanche matou sete montanhistas nesta terça-feira no estado de Sikkim, no Himalaia, perto de uma passagem de montanha para a região chinesa do Tibete. Equipes de resgate cancelaram as buscas por corpos no fim do dia.

O incidente ocorreu às 11h30 (3:30 horário de Brasília), disse o comunicado do exército. Funcionários de resgate disseram mais cedo que temiam que pelo menos 70 pessoas estivessem sob a neve no local, a cerca de 40 km da capital do estado, Gangtok.

As causas do desastre de terça-feira não foram imediatamente esclarecidas.

Mudanças climáticas provocarão mais avalanches

Várias avalanches atingiram a parte indiana do Himalaia nos últimos dois anos, matando pelo menos 120 pessoas. Um estudo intitulado Climate warming enhances snow avalanche risk in the Western Himalayas publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences concluiu em 2018 que a mudança climática aumentou os riscos de avalanche no Himalaia indiano.

A descobertas feitas pelo estudo contradizem a suposição intuitiva de que o aquecimento global resulta em menos neve e, portanto, menos avalanches de neve na região, com grandes implicações para o gerenciamento de riscos de desastres e mitigação de riscos em uma região com ocupação humana cada vez maior.

O exército disse que pelo menos 20 pessoas foram resgatadas com vida depois que vários veículos que transportavam turistas para a passagem localizada entre Sikkim e o Tibete foram atingidos pela neve. A polícia local declarou que oito sobreviventes estão em estado crítico.

A fronteira de 3.500 km entre a Índia e a China, a qual é localizada no Himalaia, é disputada desde a década de 1950. Ambos os países procuraram melhorar estradas e ferrovias em regiões remotas nos últimos anos e as construções perto da fronteira têm sido associadas à instabilidade geológica na região.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.