Trailer do filme de Reinhold Messner sobre Walter Bonatti divulga trailer

“Fratelli si diventa. Omaggio a Walter Bonatti, l’uomo del Monte Bianco” é um documentário de Alessandro Filippini e Fredo Valla, com roteiro de Reinhold Messner, e reconstitui alguns dos feitos mais importantes de Bonatti, com imagens dos filmes “Italia K2” de Marcello Baldi e “G-IV. Montanha da Luz ” de Renato Cepparo.

No extenso currículo de Walter Bonatti está a escalada solo de uma nova rota no pilar sudoeste do Aiguille du Dru (3.754 m) em 1955, a primeira ascensão do Gasherbrum IV (7.932 m) em 1958 e a primeira escalada solo invernal da face norte do Matterhorn (4.478 m) em 1965.

Famoso por seu talento na escalada, Walter Bonatti foi pioneiro em escaladas pouco conhecidas e tecnicamente difíceis nos Alpes, Himalaia, Andes e Patagônia. Bonatti anunciou sua aposentadoria da escalada profissional aos 35 anos e após 17 anos de atividade de escalada.

Reinhold Messner, em 2010, disse: “Bonatti foi um dos maiores escaladores de todos os tempos – o último verdadeiro alpinista, um especialista em todas as disciplinas. Mas o mais importante é que Walter era uma pessoa maravilhosa, tolerante e amorosa”.

O filme é dividido em duas partes: a primeira apresenta Reinhold Messner, Walter Bonatti e Riccardo Cassin, na casa deste último, em comemoração dos 100 anos. No segundo, o diálogo entre Messner e Bonatti foi retomado, por ocasião das comemorações do 50º aniversário da ascensão da casa deste último em Dubino, por ocasião das comemorações do 50º aniversário da primeira subida ao Gasherbrum IV.

«O Walter e eu nos conhecemos emocionalmente já nos anos 1970, mas depois entramos em conflito por algo que não estava na nossa cabeça, mas nos outros. Depois nos reunimos – explica Messner – porque os montanhistas têm o mesmo sentimento pela montanha, a mesma sensibilidade”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.