Stefano Ghisolfi encadena ‘Excalibur’ e propõe um exigente 12c br

O escalador italiano Stefano Ghisolfi fez a primeira ascensão da via Excalibur, localizada na cidade italiana de Arco. Nos últimos meses especulava-se sobre o grau dessa via, a qual é curta e explosiva e poderia chegar a um 9c francês (13a brasileiro). Isso faria com que a via em questão seria a mais difícil do mundo e, além disso, faria com que o italiano “inaugurasse” a graduação.

Ghisolfi, ao contrário de outras das suas primeiras ascensões anteriores que fez, quando deixava em aberto a sugestão, não teve dúvidas agora: “Estou confiante em propor 9b+, desta vez não tenho dúvidas”, afirmou o escalador italiano.

“É a mais difícil das minhas primeiras ascensões e provavelmente a linha mais difícil na Itália hoje”, completou Stefano Ghisolfi. A via Excalibur fica em uma parede de 40 graus de inclinação e perto da cidade natal de Ghisolfi, Arco, na Itália.

Stefano Ghisolfi

Stefano Ghisolfi

Inicialmente conquistada por Cristian Dorigatti e Morris Fontanari, Ghisolfi começou a trabalhar na via a convite dos conquistadores em 2021. A natureza específica da via, como o tamanho das agarras e a relativa escassez de diferentes opções de apoios também apresentaram desafios para cada um dos atletas que tentou a escalada.

Dentre os escaladores que tentaram a via estão Adam Ondra, Will Bosi e Jacob Schubert. A progressão de Stefano em Excalibur foi acompanhada em detalhes por meio de seu canal no YouTube e de seu perfil no Instagram. Levando em conta a afirmação do italiano, a via Excalibur estaria na mesma faixa de dificuldade de Perfecto Mundo, Bibliographie ou Change, três vias que também foram completadas por Ghisolfi.

Porém, o estilo da linha do Arco é bem diferente, com toda a dificuldade concentrada em poucos metros. O último vídeo que Adam Ondra publicou em seu canal, onde faz uma tentativa de escalar a Excalibur (assista no topo do artigo) pode ser conferida a dificuldade da via.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.