Aconcagua: Dois montanhistas morrem no fim de semana depois de tentar chegar ao cume

O Monte Aconcágua (6.961 m) acumula suas primeiras mortes no último fim de semana,. Em um ano que parece estar “zicado” para o montanhismo na Argentina (sobretudo em El Chaltén), dois montanhistas morreram no Parque Aconcágua, em Mendoza.

Os montanhistas falecidos são: Um cidadão norte-americano de 58 anos identificado como John Michael Magness e um norueguês identificado como Moi Oystei de 62 anos.

O cidadão norueguês, identificado como Moi Oystei, começou a se sentir mal na última etapa da subida à montanha. A verdade é que quando Oystei descompensou, quem estava com ele tentou socorrê-lo, mas não conseguiram tirá-lo de tão difícil situação e o montanhista europeu morreu pouco depois.

Oystei é a primeira morte ocorrida este ano no Aconcágua. As patrulhas do Guarda-parques iniciaram uma operação para resgatar o corpo e transferi-lo para a base para posteriormente o encaminhar para o IML argentino, onde farão a respectiva autópsia.

O óbito do norte-americano John Michael Magness,, um veterano de guerra que havia escrito livros sobre assuntos militares e após sua aposentadoria se dedicou a negócios imobiliários no norte do país, ocorreu por volta das 2h da manhã deste domingo no acampamento Independencia, na altura do departamento de Luján de Cuyo. O montanhista sofreu uma descompensação e do acampamento estava sendo assistido e baixado com oxigênio, mas não resistiu.

A Patrulha de Resgate decidiu transferir o seu corpo para Nido de Cóndores, de onde seria levado para Horcones, para a respetiva autópsia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.