Stefano Ghisolfi decota ‘Bibliographie’ de 13a para 12c

Conforme noticiado pela Revista Blog de Escalada, o escalador italiano Stefano Ghisolfi fez a segunda ascensão da via Bibliographie, que inicialmente foi graduada como um 9c francês (13a brasileiro) no início desta semana. Entretanto, Ghisolfi deu à Bibliographie o grau de 9b+ francês (12c brasileiro).

O italiano vinha malhando a via há vários meses. Antes de que alguém se pergunte ‘quem é Stefano Ghisolfi na fila do pão’, é bom lembrar que ele é seis vezes vencedor de etapas Copa do Mundo e já tentou escalar as vias Change e Perfecto Mundo, ambas as vias cotadas como 9c francês (13a brasileiro).

Stefano Ghisolfi decotou dois dias depois da cadena para refletir, e quando já havia ganhado os louros de de terceira pessoa no mundo que encadenou um 9c, Stefano mostrou grande honestidade explicando que para ele 9b+ (12c brasileiro) está mais de acordo com o grau da via de Céüse.

Sobre o grau, Ghisolfi disse: “Eu sei que posso escalar um 9c [13a brasileiro], mas para uma via ser esse grau, ela precisa ser muito mais difícil do que os 9b+ [12c brasileiro] existentes, e Bibliographie para mim não é ” Leia a postagem completa abaixo.

As vias esportivas mais difíceis do mundo sã0:

Ao contrário do que poderia se esperar, os escaladores mais fortes comunidade de escalada receberam bem o downgrade. O medalhista olímpico de bronze, Jacob Schubert, disse: “Muito respeito, não apenas incrivelmente forte, mas também ser honesto sobre o que você está sentindo, mesmo com uma conquista tão grande, não é um dado adquirido. Verdadeiro modelo! ”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.