Italiano torna-se terceira pessoa da história a escalar uma via de 13a

Após meses de trabalho (investiu três meses de trabalho na linha) na via Bibliographie, o escalador italiano Stefano Ghisolfi conseguiu realizar a repetição da via, graduada como um 9c francês (13a brasileiro). O feito o consagra como a primeira pessoa a repetir um 9c francês (13a brasileiro) e a terceira pessoa a escalar uma via tão difícil.

Ghisolfi começou a trabalhar a linha de Bibliographie no final de maio desse ano. Depois de ter encadeado duas vias de 9b+ francês (12c brasileiro) em Flatanger, Noruega, e em Margalef, Espanha, o escalador italiano partiu para o passo mais lógico: 9c francês (13a brasileiro).


“Por favor, não me acorde. Como nos contos de fadas, o último dia foi realmente o melhor. Estou chorando”. Desta forma Stefano Ghisolfi anunciou a cadena da via Bibliographie, em Céüse, França. Bibliographie foi a segunda via graduada como 9c francês (13a brasileiro) a ser escalada.

Alex Megos foi a primeira pessoa a fazer isso em novembro de 2020. Megos trabalhou a linha por 60 dias ao longo de vários anos, passando o tempo em outras vias e competindo entre elas e nunca tendo certeza se seria possível.

A primeira proposta 9c francês (13a brasileiro) partiu da mão de Adam Ondra em setembro de 2017, após encadenar um dos percursos que mais o consagrou na sua carreira de escalador: Silence, em Flatanger (Noruega).

Stefano Ghisolfi

Stefano Ghisolfi

Atraídos pela proposta 9c francês (13a brasileiro) de Alex Megos, escaladores como Seb Bouin, Jakob Schubert, Jorge Díaz-Rullo e Dave Graham também experimentaram a via Bibliographie. Stefano Ghisolfi claramente concorreu como um dos candidatos fortes a ser o primeiro a repeti-la.

Bibliographie é uma enorme rota de 35 metros em uma saliência contínua que apresenta regletes contínuos e pequenos buracos. Não é apenas puxar com força todo o caminho, pois há alguns lagos movimentos dinâmicos devido à escassez dos agarras. A via foi originalmente aparafusado por Ethan Pringle em 2009, mas ninguém chegou perto de um cadena.

Stefano Ghisolfi sempre foi conhecido pela sua dedicação ao universo de competições. A rocha sempre foi uma espécie de refúgio para ele, que fixou residência em Arco, conhecida região de escalada da Itália, embora aproveite ao máximo seu motorhome com o qual visita locais de escalada em quase toda a Europa.

O italiano encadenou seu primeiro nono grau francês em 2013, com a repetição da via Ground zero, graduada como 9a francês (11c brasileiro) em Tetto di Sarre.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.