Argentina baixa em quase 2 horas recorde de ascensão non-stop do Aconcágua

A montanhista argentina Sonia Procopio estabeleceu na última sexta-feira um novo recorde da rota 360° (Saindo e voltando de Punta de Vacas), com um tempo total de 45 horas e 45 minutos de ida e volta ao Monte Aconcágua (6.962 m). Procopio baixou o recorde anterior em mais de duas horas. A marca anterior pertencia à alemã Suzzanne “Sunny” Stroeer, que em 2018 completou o mesmo trajeto em 47 horas e 30 minutos.

Enfrentando condições meteorológicas adversas Sonia chegou ao cume enfrentando um forte temporal de vento. Logo que chegou ao cume, que no momento fazia -25°C, se apressou em descer. Assim que chegou ao acampamento Nido De Cóndores, por volta das 23:30, foi examinada pelo serviço médico do parque Aconcágua. Os médicos verificaram algo errado em sua visão e a recomendaram a interromper e descansar.

Após o descanso, Sonia Procopio se recuperou da perda de visão temporária e continuou a voltar ao ponto de partida por volta das 7:30 do dia seguinte. Com velocidade constante, conseguiu chegar ao ponto de partida, que foi Punta de Vacas, estabelecendo novo recorde, o qual era seu sonho pessoal. A modalidade “non-stop” implica na ascensão e descenso, sem parar em nenhum momento (exceto para comer e descansar brevemente).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.