No mundo de hoje são raros os lugares que já não houve uma pessoa que já estivesse lá.
Mesmo no montanhismo é quase impossível de existir uma montanha que ainda permaneça virgem (ao menos com registros oficiais) para montanhistas.
Mas se alguém esteja à procura de realizar ascensões com significado mais profundo que o frequentemente contestado Seven Summits (escaladas nas 6 montanhas mais altas de cada continente mais o Denali no Alasca), há no mundo várias montanhas de com altitude considerável para qualquer montanhista.
Abaixo estão um exemplo de seis montanhas que ainda permanecem virgens, aguardando homens e mulheres para serem escaladas pela primeira vez.
Gangkhar Puensum
O Gangkhar Puensum é o nome da montanha mais alta do Butão (país localizado no sul da Ásia) e possui 7.570 m de altitude, e no idioma local significa “O Pico Branco dos Três Irmãos Espirituais”
Localizado na fronteira entre Butão-China, no Himalaia, quatro expedições já tentaram a escalada mas não tiveram exito nos anos de 1985 e 1986.
O Butão não permite escalar montanhas acima de 6.000 metros de altitude devido a tradições espirituais que existem no país.
Como consolo para montanhistas pode-se subir alguns das montanhas subsidiárias desde o Tibet.
Muchu Chhish
O Muchu Chhish é uma montanha do Paquistão om 7.543 metros de altitude localizada no oeste da Karakorum ( cordilheira localizada na fronteira entre Paquistão, República Popular da China e Índia), e faz parte de uma sub-cordilheira de mais de 30 quilômetros com montanhas acima dos seis mil metros.
Possui difícil acesso a sua base, com uma travessia bem severa por cima dos 7.000 m que dificultam extremamente uma exploração.
Pico Zemu Gap
O Pico Zemu Gap é uma montanha considerada totalmente desconhecida, e é considerada a mais alta do mundo que não há histórias, ou registros, de que qualquer ser humano chegou ao seu lá.
Localizada em Sikkim, na Índia, possui imponentes 7.780 m de altitude.
Está localizada na área do Kangchenjunga, que é a terceira montanha mais alta do planeta, e seu cume apresenta dificuldades tão grandes que até mesmo os locais tem dificuldade de chegar à sua base.
Face Norte do Kabru
O maciço de Kabru está localizado no Himalaia indiano, na fronteira com o Nepal, ao sul do Kangchenjunga, e possui 7.394 metros de altitude.
A última vez que seu cume foi alcançado foi a 80 anos atrás, mas pela face sul.
A face norte ainda permanece ainda virgem.
Labuche Kang III
Localizado no maciço de Labuche, no Tibet, possui 7.250 metros de altitude, e apenas seus cumes secundarios foram escalados.
É considerada uma das escaladas mais difíceis do mundo, e vitimou muitos escaladores que tentaram chegar lá.
Tongshanjiabu
Uma das montanhas com pouquíssimas informações a respeito de seu histórico de escaladas, o Tongshanjiabu está localizado na fronteira entre o Tibet e o Butão e possui 7.207 metros de altitude, e permanece virgem esperando alguma expedição que enfrente o desafio.
Alguns mapas japoneses da região referem a este pico como Teri Kang.
Existem notícias de que apenas uma equipe coreana tentou, em 2003, a ascensão do pico, mas não obteve sucesso.
Por ficar em uma fronteira em disputa, é proibido a escalada no local sem ordem oficial dos dois lados.