Serra da Mantiqueira: lixo vem prejudicando a região de forma alarmante

É impossível caminhar nas trilhas da Serra da Mantiqueira e não se deparar com embalagens, papéis higiênicos, entre outros resíduos encontrados pelos caminhos de ascensão aos cumes da região.

Este cenário tão infeliz é reflexo da banalização e incompreensão do que essas atitudes representam para o ecossistema, das consequências que elas trazem e da falta de conhecimento comportamental dos visitantes a fim de reduzir os impactos que possam causar.

Foto: www.allmountainbike.com.br

As consequências vão muito além da simples poluição visual, que incomoda nossos olhos. Aos que entendem o tamanho desrespeito que é às outras espécies, vem a reflexão, um tanto quanto contraditória: se gostam de estar entre a natureza, absorvendo sua calmaria e, justamente, a não intervenção do homem, por que prejudicar tudo isso a ponto de poder extingui-lo dessa experiência?

Com o início da temporada de montanhismo, as regiões da Serra da Mantiqueira sofrem muita depredação, principalmente pelo número enorme de lixo despejado sem pudor em cachoeiras, montanhas e trilhas, comprometendo a fauna e a flora de maneira alarmante.

Como solucionar?

A campanha MantiqueiraBem visa a conscientização sobre os impactos ambientais também causados pelo descarte incorreto de dejetos e, com isso, oferecemos informações importantes para que todos possam auxiliar nessa preservação.

Agora vamos falar sobre algumas ações simples, que podem ajudar muito! É importante saber que:

  • Você deve recolher TODO o seu lixo em um saco plástico, carregar com você até a cidade e descartar em casa. Papel higiênico também conta, a natureza não se encarrega de eliminá-lo e ele não é biodegradável;
  • Cascas de frutas e alimentos jogados no mato são capazes de desequilibrar a fauna por levar animais não nativos ao local, como por exemplo: os ratos atualmente existentes lá. Desta forma, você os mantém e provoca sua proliferação desenfreada, já que não existe predador natural;
  • Para suas fezes, conheça o shit tube, uma opção viável de armazenamento dos dejetos para que você também possa descartá-las na sua casa. A produção é fácil e de baixo custo, e ele ajuda MUITO na preservação ambiental.

Foto: Leonardo Fernandes

Enterrar era a maneira conhecida, até então, como a que menos polui, mas a proporção de pessoas que visitam o local é muito grande e o ecossistema não está mais dando conta de absorver este número elevado de fezes. Além disso, a água das chuvas as leva diretamente para as nascentes e rios, contaminando-as.

Não faça suas necessidades fisiológicas próximo a locais de passagem e acampamentos. É extremamente desagradável encontrar fezes humanas pelo caminho;

  • Urine apenas em locais com mais de 300 metros de distância das fontes de água, ou seja, rios e nascentes, evitando sua contaminação. Também prefira locais com o solo mais seco.

No vídeo abaixo mostramos mais dicas importantes dentro deste contexto, olha só:


Foto: Trecho de vídeo produzido para a Campanha MantiqueiraBem em 2018. Roteiro: Juliane Januncio.

Saiba do seu papel no meio ambiente

Certa vez, conversando com um espanhol sobre a depredação que esses ambientes sofrem por não serem parques ou reservas ambientais, ele me disse que na Espanha, bem como em grande parte da Europa, é cultural que a visitação às montanhas seja feita exclusivamente por montanhistas, e não por turistas que desejam aquela experiência esporadicamente.

Isso faz com que a preservação seja instantânea, pelo sentimento de fazer parte daquilo, por amor àquelas paisagens e pela consciência vinda da experiências e convivência com outros montanhistas.

Desta forma, podemos separar os visitantes em dois grupos:

  1. Os montanhistas: aqueles que conhecem o ambiente e sabem como agir para não causar um impacto negativo lá.
  2. Os turistas: aqueles que precisam ser orientados e, acima de tudo, conscientizados sobre as atitudes a serem tomadas lá em cima.

Quem tem conhecimento, precisa passá-lo a frente e quem ainda está no começo desta jornada, precisa aceitar humildemente conselhos sábios para possibilitar a simbiose, definida como interação e convivência entre espécies diferentes quando ocorre uma relação benéfica para ambas.

Se você está lendo este texto agora, faça seu papel! Além de se manter atento a essas práticas, compartilhe informações, seja na própria trilha ou nas redes sociais, para que outras pessoas também possam estar preparadas. ?

E tem mais! Disponibilizamos um manual completo e gratuito do que se pode fazer ou não fazer nos ambientes naturais ou de montanha, para acessá-lo é só clicar aqui.

Às possíveis marcas parceiras

Veja no site como proceder ou envie um e-mail para [email protected].

Ajude a mudar essa história.

There are 4 comments

  1. Patrícia

    Oi. Muito boa e importante a matéria. Mas como na Espanha e outros lugares da Europa eles conseguem identificar um montanhista, diferenciando-o do turista, para permitir que o acesso às montanhas seja exclusivo a esse seleto grupo?

    1. Juliane Januncio

      Oi, Patrícia. Agradeço sua atenção e elogio. As trilhas não são fechadas, ou seja, não é dado acesso exclusivo a esse seleto grupo de pessoas, qualquer um pode entrar. Acontece que culturalmente as pessoas não tem o costume de visitar áreas de montanha sem um conhecimento profundo das técnicas necessárias. Não é tido como uma opção de turismo de fácil acesso, como aqui. Justamente por esse motivo, na maioria das regiões, não é preciso medidas de controle para frear a falta de preservação.

  2. SIDNEI CAPONI

    O problema principal não é falta de conhecimento , é desrespeito mesmo ! E a medida que mais mal educados ,leleks e outras pragas que querem se aparecer ,vestir de rambo e etc ,vem saindo das cidades e invadindo locais que não para eles . O negócio é cada vez trancar mais os locais ,divulga menos , eu sempre repasso informaçoes e divulgo vias que abro etc , mas depois me arrependo ! Chega feriado ,final de semana é o inferno sempre ,musiquinha em telefone ,caixinha, papel ,sujeira ,merda ,etc . Papinho de conversinha nao adianta mais ,esta sociedade já era a tempos ,os jovens e alguns velhos estao cada vez mais retardas, bom é o velho estilo Gracie , enfia a porrada e bota para correr sem muito assunto ,eu ja cansei de conversar e tenho adotado esta tecnica no momento é a que mais funciona ,muita conversa os caras viram as costas deixam e sujeira para nós limparmos e ainda dão risada.

    1. Juliane Januncio

      Oi, Sidnei. Obrigada pelo comentário. Entendo sua indignação frente ao descaso que sofremos. Mas ainda sim, precisamos tentar por caminhos mais claros e abrangentes, espalhar essa consciência ambiental. Aos que não tem maturidade para entender as consequências das suas ações maléficas ao ecossistema, nos resta a pena.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.