Não raramente há mensagens de denúncias de que frequentadores de locais de escalada, trilhas tradicionais de trekking e até mesmo percursos de canoagem, deixam o local o qual deveriam apenas realizar o esporte sujo e poluído.
A cada dia nos deparamos com a realidade de que somos muito mais um bando de indivíduos dividindo o mesmo espaço.
Basta olharmos à nossa volta para ver os pequenos desrespeitos que sofremos todos os dias.
Por focarmos muito nossas atenções em coisas pequenas, esquecemos um dos reais motivos que nos levam a procurar nos refugiar nas montanhas que é reconhecer a nossa pequenez diante da natureza e da magnitude de grandes espaços vazios.
Não saber respeitar estes lugares apenas demonstra que não sabemos também nos respeitar.
Por isso, para ajudar quem necessita de uma orientação para começar a repeitar a montanha e as pessoas que estão lá para usufruir o mesmo que você há algumas regras.
Estas regras servem de base para que todos possam chegar à montanha e ter a melhor experiência possível.
- Se você abriu, feche!
- Se você acendeu, apague!
- Se você destrancou, tranque!
- Se você quebrou, conserte!
- Se não sabe consertar, chame alguém para fazer isso!
- Se pediu emprestado, devolva!
- Se utilizou algo, se fez bagunça, arrume!
- Se levou, traga!
- Se a coisa pertence a alguém e quer usá-la, peça licença!
- Se não sabe como funciona, não mexa!
- Se algo não lhe diz respeito, não se meta!
- São três as respostas do irresponsável:
- Eu esqueci;
- Eu não sabia;
- Pensei que fosse assim!

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.