Campanha de Preservação à Serra da Mantiqueira busca parceiros no Vale

A campanha MantiqueiraBem é realizada desde 2018 e tem como objetivo o a educação e a conscientização de turistas, além de toda a população local, sobre a preservação da Serra da Mantiqueira, uma parcela do bioma atlântico brasileiro que não recebe a merecida proteção. Esta cadeia montanhosa se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, são aproximadamente 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica, além de rios, cachoeiras e mirantes.

Fundada em setembro de 2003, o Instituto Oikos de Agroecologia é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com sede na cidade de Lorena no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Segundo o Instituto Oikos “A Serra da Mantiqueira está inserida na Mata Atlântica brasileira, uma das regiões ambientais que mais apresenta níveis de degradação”.

Ecossistema é constituído por dois elementos inseparáveis, uma área (biótopo) e um conjunto de seres, que o ocupa (biocenose) em uma contínua interação mútua. O ecossistema da Serra da Mantiqueira é fundamental para a população da região. Além disso, ela atua como fonte de água potável para parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Esta região também apresenta um papel ecológico importante na absorção de carbono e fornecimento de oxigênio à atmosfera, o que influencia diretamente na nossa saúde e qualidade de vida dos moradores mais próximos.

Foto: Juliane Januncio

Com o início da temporada de montanhismo, de abril a setembro, as regiões da Serra da Mantiqueira sofrem muita depredação pela desorientação e despreparo dos visitantes para imergir àquele ambiente. Infelizmente, nas trilhas, são encontrados desde papéis higiênicos, até bolsas térmicas descartadas. Por não ter uma fiscalização e proteção adequada, os maiores problemas encontrados na Serra da Mantiqueira são:

  • A quantidade de lixo despejados nas trilhas e áreas de acampamento
  • A frequência de incêndios e queimadas próximas a esta época de temporada
  • A quantidade de nascentes e poços de água potável contaminadas por fezes e urina humana
  • Trilhas abertas, que não levam a lugar nenhum e desviam pessoas que não conhecem o local, podendo fazer com que elas se percam
  • A abertura de clareiras, espaço para a montagem de barracas, degradando a fauna e a flora local cada vez mais

Para solucionar este problema, a campanha acredita que educar e conscientizar é a melhor forma de reduzir tais ações negativas no meio ambiente. Desta forma, disponibilizam diversas informações para que seja possível apoiar essa causa com atitudes básicas na montanha, se organizando e mudando hábitos importantes quando estão imersos nos ambientes naturais. E todos podem contribuir compartilhando os materiais para que alcance ainda mais pessoas por meio das redes sociais.

Além disso, este ano abriga um projeto de expandir as parcerias, conseguindo implementar oficinas educativas em escolas da região, para que a conscientização atinja crianças e jovens com mais ênfase. Afinal, são os futuros visitantes e herdeiros das terras ao redor.

A intenção, no geral, é espalhar essa conscientização, para que ocorra uma atenção maior para essa problemática, tanto por parte dos novos turistas, quanto por parte dos frequentadores que querem entender como melhor orientar novos visitantes.

Para os que querem apoiar a causa sendo parceiros de divulgação ou patrocinadores oficiais, entre em contato: [email protected].

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.