Curiosamente, teve uma combinação de nações no pódio final desta temporada. A saber, os países da Polônia e Eslovênia tiveram campeões no feminino e masculino. Enfim, confira os resultados da Copa do Mundo Velocidade e Vias Guiadas.
Resultados da Copa do Mundo Velocidade e Vias Guiadas:
Copa do Mundo Velocidade

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC
A saber, os poloneses Veddriq Leonardo e Natalia Kalucka conquistaram o título da Copa do Mundo. Em suma, após a última rodada do ano realizada em Jacarta (Indonésia), onde venceram o nativo Aspar Aspar e a chinesa Lijuan Deng, respectivamente.
Por curiosidade, a competição foi dominada por asiáticos, especialmente indonésios e chineses. Os “donos da casa” obtiveram quatro velocistas entre os seis primeiros, além dos dois chineses que formaram o grupo de seis. Isto é, o vencedor Aspar Aspar e o vice-campeão Kiromal Katibin. Enfim, o primeiro não asiático foi o americano Samuel Watson (7º) e o segundo foi o espanhol Erik Noya (12º).
A título de informação, o quinto lugar na prova bastou para a Veddriq Leonardo obter seu segundo título consecutivo na Copa do Mundo. Um adendo para os aficionados por estatísticas: Katibin e Leonardo fizeram história nas quartas de final com as baterias mais rápidas já registradas.
A saber, um tempo de 5”14 para o recordista mundial Katibin e outro de 5”15 para o campeão da Copa do Mundo Leonardo.
Como dito antes em relação ao feminino, a chinesa Lijuan Deng conquistou a última etapa desta temporada. Curiosamente, vencendo a Aleksandra Kalucka nas semis e a sua gêmea Natalia Kalucka na finalíssima.
De fato, Deng fez uma boa temporada, no entanto, devido sua falta de regularidade, Aleksandra Kalucka disparou na liderança e conquistou o mundial 2022.

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC
Copa do Mundo Vias Guiadas

Foto: Jan Virt/IFSC
A saber, os eslovenos Luka Potocar e Janja Garnbret conquistaram o título da Copa do Mundo. Em suma, após a última rodada do ano realizada em Jacarta (Indonésia), onde venceram o japonês Ao Yurikusa e a própria Janja, respectivamente.
Nas Vias Guiadas, uma pergunta era certa: o que Janja Garnbret aprontará? Enfim, nada além do normal na vida da multicampeã. Ganhar, ganhar e ganhar. Além do “óbvio”, os japoneses no masculino fizeram uma prova de respeito.
Mais uma vez Janja Garnbret conquistou a Copa do Mundo Vias Guiadas. Nas poucas vezes em que perdeu, a japonesa Ai Mori esteve lá. Com a ausência de Mori nesta última etapa, a sul-coreana Chaehyun Seo teve o trabalho de disputar com Janja, ficando na segunda posição.
No feminino, a vitória de Janja era iminente, contudo no masculino o pódio parecia de campeonato nacional invés de mundial. Uma dominância dos japoneses no pódio. Seis japoneses alcançaram o top dez. A saber, o suíço Sascha Lehmann foi o melhor escalador “não japonês”, com um terceiro lugar.

Foto: Jan Virt/IFSC

Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, Seleção Brasileira de vôlei masculino, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Esportelândia, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz.