Hilaree Nelson tem morte confirmada no Manaslu

O corpo de Hilaree Nelson, uma das maiores esquiadoras do nosso tempo, foi encontrado esta manhã na oitava maior montanha do mundo. Um helicóptero localizou os restos mortais de Hilaree Nelson, de 49 anos, os quais já foram transferidos para o acampamento base do Manaslu (8.163 metros).

A montanhista esquiadora estava desaparecida desde o início da segunda-feira, finalizando os dias mais perturbadores e agonizantes da história do montanhismo no Manaslu, para dar lugar aos dias de luto que vencerão aquelas montanhas e permearão todo o mundo do montanhismo.

Três dias de reconhecimento aéreo e resgates nos campos bases superiores serviram para salvar o resto dos montanhistas feridos devido a uma avalanche que atingiu duramente entre o acampamento III e o acampamento IV da montanha, causando, até o momento, a morte de um montanhista e o desaparecimento de Hilaree próximo ao topo da montanha, após cair uma fenda de cerca de 25 metros.

Hilaree, que era mãe de dois filhos, subiu a montanha com seu parceiro Jim Morrison até ao topo no dia 26 (segunda-feira) e começou uma ousada descida de esqui. Jim chegou ao acampamento III depois de evitar ser pego na avalanche, masa a norte-americana não teve a mesma sorte.

O corpo da norte-americana foi encontrado esta manhã na encosta sul de Manaslu após operações realizadas por um helicóptero da Simrik Air, que localizou os restos mortais próximo do Pico Larke, segundo informou o The Himalayan Times.

Vários socorristas recuperaram e transportaram seu corpo para o acampamento base , de onde será transferido para Katmandu e entregue a seus parentes.

Quem era Hilaree Nelson

Hilaree Nelson era considerada uma das esquiadoras mais experientes da atualidade e uma das maiores de todos os tempos. A atleta da marca The north Face possuía mais de 40 expedições a 16 países com dezenas de primeiras descidas desde o topo.

Suas realizações incluem a primeira descida de esqui do Lhotse (8.516 m) em 2018, Aventureira do Ano pela National Geographic em 2018, primeira descida de esqui do Papsura (6.451 m) na Índia em 2017, cume duplo do Denali (6.190 m) em junho de 2017, descida de esqui pelo Messner Couloir, primeira descida de esqui feminina do Makalu no Nepal em 2015 e Everest e Lhotse em uma tentativa única em 2012.

Nelson era uma dos melhores atletas invernais da marca The North Face. Em sua página biográfica, dizia que “Hilaree cresceu em Seattle, esquiando nos fins de semana em Stevens Pass, em Washington,. Depois da faculdade, Hilaree reservou uma passagem só de ida para Chamonix, na França, que mudaria o curso de sua vida. Naquela primeira temporada, ela aprendeu os meandros do alpinismo de esqui e ganhou um concurso mundial de esqui extremo.”

Poucos dias antes, Nelson escreveu no Instagram sobre os desafios de sua última expedição:

“Não me senti tão segura no Manaslu quanto nas aventuras passadas no ar rarefeito do alto Himalaia. As últimas semanas testaram minha resiliência de novas maneiras. A monção constante com sua chuva e umidade incessantes me deixou desesperadamente com saudades de casa.”

Nelson e seu parceiro abandonaram uma tentativa de chegar ao cume quando se tornou muito perigoso se mover entre dois campos bases.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.