Saiba os principais detalhes do novo Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão

Após um período de pesquisa e conversas com o Clube MONTIS, associação de escaladores que administra as atividades de escaladas na Lapa do Seu Antão junto com o Grupo de Guardiões e a família proprietária, a Revista Blog de Escalada conseguiu reunir os principais detalhes do novo guia impresso do local. Localizado no distrito de Fidalgo, no município de Pedro Leopoldo, a Lapa do Seu Antão é um dos lugares de prática de escalada esportiva mais populares do estado de Minas Gerais e do Brasil.

Popularmente conhecido, e reconhecido, como o local mais democrático para a prática de escalada esportiva no Brasil, possuía a última edição de um Guia de Escaladas realizado de maneira quase artesanal e distribuída gratuitamente pela internet via o site do Clube MONTIS desde 2012. À época o Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão possuía 126 vias catalogadas e rapidamente, após seu lançamento, tornou-se desatualizado devido à alta velocidade de abertura de novas vias de escalada no local.

Guia-escaladas-lapa-seu-antao-1

Foto: Marcelo de Paula

O novo projeto gráfico do Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão teve como diretores do projeto o escalador, e agora presidente do MONTIS, Gabriel Ramos e do fotógrafo e publicitário Marcelo de Paula que idealizaram a produção de uma obra impressa com qualidade similar ao que foi realizado para o local de boulder Pedra Rachada. Desde o seu lançamento o Guia de Escaladas de Pedra Rachada foi reconhecido pela comunidade como o mais moderno do país e que, sem sombra de dúvida, tinha se tornado o parâmetro de qualidade a ser igualado na produção de guias.

Responsável pelos desenhos e textos Gabriel Ramos fez um minucioso levantamento de todas as vias abertas na Lapa do Seu Antão e entregou o material bruto nas mãos da Tripplo Comunicação, de propriedade de Marcelo de Paula, para a realização do novo Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão. Para complementar o trabalho, Marcelo de Paula ficou responsável por realizar as principais fotos para ilustrar a obra.

Guia-escaladas-lapa-seu-antao-7-1

Imagem da diagramação Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão

Ao todo foram catalogados 10 setores que abrigam nada menos que mais de 250 vias de escalada o que, se confirmado, consolidará a Lapa do Seu Antão como o segundo local do Brasil para a escalada esportiva em calcário com maior quantidade de vias abertas. Nesta nova edição do Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão haverá, além das informações de graus, número de proteções e nome das vias, terá também os nomes dos conquistadores, as regras e código de conduta do local.

Detalhes revelados

Guia-escaladas-lapa-seu-antao-2

Foto: Marcelo de Paula

O Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão está em fase de finalização e tem data programada para a publicação em meados do mês de agosto. Com impressão em papel AP gramatura 120 e capa dura, além de layout wide como os guias de escaladas mais modernos do mundo, será todo impresso em cores. Apesar dos autores almejarem um acabamento mais nobre, com estética refinada, a obra poderia ficar com um preço elevado, o que tiraria o aspecto de democrático que a Lapa do Seu Antão carrega desde a sua abertura.

Por este motivo, e após pesquisa informal realizada por Gabriel e Marcelo, o guia, que não tem valor de venda estipulado ainda, não poderia superar o teto de R$ 40,00. Os autores ainda estão verificando maneiras para que este preço mínimo baixe ainda mais.

Guia-escaladas-lapa-seu-antao-5

Imagem do tratamento das imagens do Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão

Ainda em fase de finalização, o novo Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão não tem definido a quantidade exata de fotos que estarão ornamentando as páginas, mas Marcelo de Paula garantiu que está escolhendo as mais exuberantes que tiver em seu banco de imagens pessoal já que ele, que é fotógrafo, gastou muito tempo se dedicando a capturar os melhores momentos dos escaladores que sempre frequentam o local. Em uma das etapas de elaboração da obra Marcelo foi à Lapa do Seu Antão junto com Gabriel capturar imagens somente dos setores para que ilustrasse da melhor maneira possível cada lugar de escalada.

Guia-escaladas-lapa-seu-antao-6

Imagem do tratamento das imagens do Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão

Marcelo não quis adiantar quem serão os “modelos” que estarão no guia, mas adiantou que buscou selecionar as melhores fotos dos escaladores que possuem uma ligação maior com a Lapa do Seu Antão (além dos que possui maior afinidade) e que trabalham de guardiões e deixou escapar ainda que “escaladores que frequentam bastante e já são conhecidos na lapa” aparecerão no Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão.

Sobre o estilo de design seguido Marcelo de Paula declara que “a ideia é fazer um guia bem visual, com fotos de página inteira e um design mais clean, privilegiando a leitura dos mapas”. A escolha deste estilo influenciou também na disponibilização de anúncios, os quais serão todos de página inteira.
Guia-escaladas-lapa-seu-antao-4

Imagem da diagramação Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão

Data de lançamento e venda

Caso não haja nenhum imprevisto a data de venda, e distribuição, do  Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão está marcado para dia 15 de agosto próximo em uma tiragem inicial de 200 exemplares. Caso haja a necessidade de uma segunda tiragem por causa do esgotamento dos exemplares já ficou acertado com a gráfica uma impressão de emergência.

Ficou decidido também pela dupla de autores que o Guia de Escaladas da Lapa do Seu Antão será vendido no próprio local junto aos guardiões, Academia Rokaz, Abrigo Lapinha (nas duas unidades Lapinha e Fidalgo) e nas lojas que estão negociando serem anunciantes. As vendas pela internet serão feitas mediante negociação na fanpage da Lapa do Seu Antão.

Foto do Topo: Marcelo de Paula

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.