Antes de alguém saia por aí defendendo, ou atacando equipamento x ou y, que fique bem claro que o amis importante de cada equipamento de segurança de escalada é quem o manuseia.
Não existe freio perfeito se o segurador não prestar atenção.
Para manusear qualquer equipamento há de ter treinamento adequado e várias simulações para que uma pessoa possa utilizar.
Sacar um equipamento novo da mochila e ensinar de qualquer jeito é convite a haver acidentes.
Todo e qualquer escalador que invente de ser monitor ou instrutor de escalada dem como DEVER e OBRIGAÇÃO saber o funcionamento de todos.
Mesmo que superficialmente.,
Se tiver problemas em visualizar este vídeo acesse: https://vimeo.com/43664788

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.