A escalada, tanto como esporte como estilo de vida, exige um bom conhecimento técnico sobre procedimentos de escalada. Uma das técnicas mais icônicas e obrigatórias para qualquer praticante é o de rapelar e recuperar a corda de escalada.
A fabricante de cordas Beal divulgou um vídeo recentemente anunciando um novo método de rapelar em corda simples e, após a prática, recupera-la com eficiência. A técnica ainda necessita de bastante difusão e análise de profissionais especializados em trabalho em altura e cursos de escalada.
Prefiro o método com nó de escape.
não há essa necessidade de ficar puxando . duas puxadas do lado inverso do rapel e a corda já sede.
Muito estranho é que ao 1:34 do vídeo, o testador faz um nó na ponta do novo aparelho, e este permanece até a sua descida. Me pareceu que ele não confiou no poder de travamento da fita dyneema.
Pode ser também que fora um primeiro teste e alguém que estava no platô tirou o nó para recuperação da corda depois.
Excelente sistema de debreagem! Porém, o método de recuperação, por ser de constante “puxadas”, dependendo do local em que a corda esteja em contato com a rocha, poderá danificá-la. Seria preciso analisar este método, pois se tornaria um fator limitante. Somente se usaria em paredões completamenre verticais, sem pontos de contato no meio da via.