Recorde no Monte Everest: Sherpa torna-se a 2ª pessoa a subir o pico 26 vezes

Recorde no Monte Everest: Sherpa torna-se a 2ª pessoa a subir o pico 26 vezes. Pasang Dawa Sherpa, também conhecido como Pa Dawa, escalou o Monte Everest (8.849 m) no domingo pela 26ª vez, igualando o recorde estabelecido por um colega guia nepalês para o maior número de subidas do pico mais alto do mundo.

O homem de 46 anos alcançou o cume do Everest com um montanhista húngaro. De acordo com o banco de dados do Himalaia (Himalayan Database), que acompanha os recordes de montanhismo no Himalaia do Nepal, Pa Dawa havia escalado o pico 25 vezes antes, incluindo duas vezes em 2022.

Desde sua primeira escalada bem-sucedida do pico em 1998, Dawa fez a viagem quase todo ano. A única outra pessoa que escalou a montanha 26 vezes é a guia de montanha Kami Rita Sherpa.

Recorde no Monte Everest

Kami Rita está atualmente liderando uma equipe dos EUA na montanha e pretende quebrar seu próprio recorde escalando o Everest pela 27ª vez. Isso significa que o recorde de Pasang Dawa pode ser quebrado nos próximos dias.

Não está claro se ele fará outra tentativa este ano. O Nepal abriga oito dos 14 picos mais altos do mundo, todos acima de 8.000 metros. Os sherpas, que usam principalmente seus primeiros nomes, são conhecidos por suas habilidades de escalada e ganham a vida principalmente guiando clientes estrangeiros nas montanhas.

A escalada deste ano foi um pouco atrasada depois que três guias sherpas caíram em uma fenda em uma seção da montanha em abril. Os socorristas não conseguiram encontrá-los.

Aniversário da primeira subida do Everest

Os montanhistas geralmente chegam ao acampamento base da montanha em abril e passam semanas se aclimatando à alta altitude, terreno acidentado e ar rarefeito antes de subirem as encostas da montanha. A primeira leva de montanhistas da temporada chegou ao cume neste fim de semana, enquanto guias sherpas fixavam cordas e abriam caminhos para centenas de montanhistas que tentarão escalar o pico nas próximas semanas.

Um recorde de 467 permits para montanhistas (excluindo os sherpas locais) foram emitidos, até momento, permitindo escalar o pico mais alto do mundo no lado sul do Nepal, de acordo com o Departamento de Turismo do Nepal.

Este ano também marca o 70º aniversário da primeira ascensão do Monte Everest em 1953 pelo neozelandês Edmund Hillary e seu guia sherpa Tenzing Norgay.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.