Refúgios de montanha desmoronam nos Alpes com o aquecimento global

Em suma, refúgios de montanha como Rifugio Casati, um edifício de quatro andares a 10.725 pés (ca. 3.269 metros) acima do nível do mar nos Alpes italianos, são visitados há quase um século. Em 2016, Renato Alberti, que supervisionava a estrutura do Rifugio Casati há 35 anos, notou uma rachadura vertical em uma das paredes externas.

Alberti, agora com 67 anos, preencheu a lacuna com espuma de reparo, mas a rachadura reabriu depois de apenas alguns dias. Renato Alberti pensou que algo incomum deveria estar acontecendo. A montanha está ficando instável e estudos comprovam isso.

Refúgios de montanha sofrem com aquecimento global

(Divulgação/Buena Vista Images) A Margherita Hut, perto da fronteira entre a Itália e a Suíça, é o edifício mais alto da Europa.

(Divulgação/Buena Vista Images) Da série refúgios de montanha: A Margherita Hut, perto da fronteira entre a Itália e a Suíça, é o edifício mais alto da Europa.

Na época, tínhamos uma ideia muito mais simplista das mudanças climáticas… Sabíamos que as temperaturas subiriam e nevaria menos, mas parecia loucura pensar que isso poderia criar problemas para os edifícios. – diz Riccardo Giacomelli, arquiteto especializado em edifícios de grande altitude e que subiu ao Rifugio Casati com um geólogo para estudar as rachaduras depois que Alberti as encontrou.

Nos verões seguintes, à medida que as rachaduras se espalhavam pelas paredes do Rifugio Casati, os ladrilhos internos começaram a quebrar, as portas pararam de fechar corretamente e um canto do terraço afundou mais de trinta centímetros. Estudos geológicos confirmaram a hipótese de Alberti: Rifugio Casati estava situado em um solo rico em permafrost onde as temperaturas de aquecimento estavam diminuindo.

A mudança da morfologia do solo estava forçando a fundação do edifício e a parte sul do edifício parecia estar afundando. As quedas de pedras também estavam se tornando mais frequentes na encosta da montanha e chegando cada vez mais perto do prédio. As autoridades terão que demolir e reconstruir a estrutura em uma posição mais estável nos próximos anos, talvez começando já em 2024. A cabana ainda será reaberta neste verão europeu ou inverno aqui no Brasil, como queiram falar.

Refúgios de montanha: permafrost da Terra

A situação de Rifugio Casati é um dos muitos sinais de problemas futuros para a infraestrutura de alta altitude nos Alpes. Nos últimos anos, o degelo do permafrost ameaçou dezenas de cabanas, trilhas de acesso e postes de teleférico.

A maioria do permafrost da Terra existe nas regiões árticas, onde o impacto de seu degelo na infraestrutura, como estradas, está bem documentado. Mas o permafrost também existe em altas cadeias montanhosas, incluindo os Alpes, o Himalaia e os Andes, onde o gelo no solo age como cola para manter partes das montanhas unidas enquanto as temperaturas do solo permanecerem abaixo de zero.

Degelo do permafrost

A cola não está mais lá. É como se você construísse uma casa [perfurando] a rocha e então, de repente, você descobre que a fundação está na areia. — diz Antonella Senese, pesquisadora de glaciologia e ciências climáticas da Universidade de Milão, na Itália.

As temperaturas nas últimas décadas aumentaram consideravelmente nos Alpes. A cordilheira está aquecendo cerca de 0,3 grau Celsius por década, duas vezes mais rápido que a média global. Conforme o Serviço Meteorológico Suíço, a altitude congelante nos Alpes era tipicamente de cerca de 11.000 pés (3.352,8 m) durante o verão de 1961 a 1990. Em 2022, atingiu um recorde de 17.000 pés (ca. 5.182 m).

À medida que o solo aquece, o gelo no permafrost derrete e o solo descongela. Logo, o solo cai, se separa, aumenta a frequência de deslizamentos de terra, bem como quedas de rochas e desmoronamentos de lugares como Rifugio Casati.

Futuro incerto

De fato, não há uma avaliação abrangente de quantos edifícios estão ameaçados — em parte porque os Alpes abrangem sete países, cada um com suas próprias organizações de monitoramento. Contudo, certamente que o perigo é real para todos. Clubes alpinos em vários países encomendaram pesquisas para quantificar o problema.

Para Alberti, fechar as cabanas e o acesso que elas proporcionam seria uma perda pessoal: durante uma expedição de grande altitude em sua juventude, Alberti resgatou uma mulher em perigo e mais tarde se casou com ela.

Por fim, Luca Gibello, um dos especialistas e presidente da Cantieri d’Alta Quota (“Canteiros de obras de alta altitude”), uma associação italiana que divulga as cabanas e acampamentos nas montanhas, disse que “a situação é grave”. Gibello se pergunta se o espírito que criou as cabanas — seja para tropas, pesquisadores ou montanhistas — já não seguiu seu curso final.

Provavelmente a era da acessibilidade total, quando todos podem ir a qualquer lugar…, talvez devêssemos guardar isso. Talvez, em vez de reconstruí-los, devêssemos pensar que, assim como certas cabanas vieram ao mundo, elas deveriam desaparecer. — disse Luca Gibello, presidente da Cantieri d’Alta Quota.

Foto destaque: Mapcarta

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.