Tratamento e fases de reabilitações de lesões de tendões lesionados

Além do risco de machucar-se com as quedas, todo escalador pode sofrer com lesões resultantes do esforço excessivo aplicado a partes do corpo enquanto escala.

Na escalada lesões de tendões, mai particularmente por esforço, de forma generalizada são comuns à parte superior do corpo.

A menos que sejam tratadas nos estágios iniciais, as lesões ao tecido conectivo da mão, antebraço e ombro podem assombrar um escalador pelo resto de sua vida.

Que fique claro que estas linhas abaixo são apenas dicas genéricas e que apenas um terapeuta esportivo profissional devidamente habilitado pode recomendar o tipo certo de tratamento.

Tratamento de tendões lesionados não é exatamente uma receita de bolo, pois depende de vários fatores e somente um profissional capacitado após minucioso exame pode determinar o tratamento.

Se possível procure um especialista em lesões de tendão, pois ele saberá os pormenores deste tipo de lesões na escalada.

lesoes-escalada-2

Foto: http://jhuppi.dpmblogs.com/

Tratamento de Lesões

Se descoberta nas fases iniciais, as lesões por esforço excessivo respondem bem aos tratamentos e o atleta volta a escalar sem dor muito antes do que voltaria se a lesão for ignorada.

Casos severos de tendinite, dedos estralando ou lesões agudas de deslocamento ou ruptura dos tendões lesionados podem requerer injeções de corticoide ou cirurgia.

A coisa mais importante a fazer em suspeita de lesão é PARAR DE ESCALAR.

Testar se aguenta a lesão, ou continuar escalando enquanto lesionado apenas tornará as coisas piores ou encurtará sua carreira na escalada.

Algumas pessoas menos estudadas, e sem conhecimento científico nenhum, optam ainda por ingerir substâncias que “regeneram tendões”, algumas até de uso veterinário, para acelerar o processo de cura.

Além de colocar a saúde em risco, pode ter algum tipo de intoxicação que coloque em risco muito além do que a prática da escalada e sim a própria vida.

Se alguém receitar este tipo de solução não aceite, e de preferência denuncie-a às autoridades sanitárias.

Fases de reabilitação

Fase 1

Descanso, Gelo, Compressão e Elevação e medicação anti-inflamatória como Ibuprofeno irá acelerar a recuperação e diminuir o inchaço.

Tempo médio: De 3 dias a 2 semanas.

Fase 2

Amplitude dos exercícios de movimento: Trabalhar a articulação através de sua amplitude ao longo das semanas vai manter a recuperação da flexibilidade e gradualmente fortalecer músculos e tendões.

Tempo médio: De 3 dias a 6 semanas.

Fase 3

Exercícios de resistência progressivos: exercícios de baixa intensidade com um uma borracha, progressivamente aumenta a força, preparando para um retorno as atividades normais.

Tempo médio: Uma a seis semanas.

Fase 4

Reintegrando a parte lesionada: mesmo que a lesão não doa mais, você deve ir devagar ao voltar a escalar, subindo vias fáceis, de baixa intensidade. Não fique relapso nesta fase crítica

Tempo médio: indeterminado.

Esparadrapo ajuda a prevenir lesões ou segura tendões lesionados?

Fotio: Devaan Ingraham | http://thechronicleherald.ca/

Fotio: Devaan Ingraham | http://thechronicleherald.ca/

Os especialistas ainda possuem certa resistência ao assunto e ainda condenam esta prática.

Embora vários escaladores passem esparadrapo nos dedos para escalar, o único benefício provado é de que o esparadrapo protege a pele dos dedos contra abrasão na rocha, mas não necessariamente os tendões.

Além do mais, confiar na fita de esparadrapo para sustentar a polia dos tendões pode impedir as polias de fortalecerem-se, porque seu organismo tende a confiar no esparadrapo ao invés de fazer o tendão ficar forte.

A lenda de que o esparadrapo fortalece os tendões de escaladores surgiu no início do esporte, e ainda existem pessoas que defendem a prática até hoje.

A recomendação médica é de usar o esparadrapo apenas na “fase 4” do tratamento sugerido e retirá-lo gradualmente até não precisar mais de esparadrapo.

Perguntas que todo escalador deve fazer

  • Como o estilo de escalada afeta seu risco de lesões agudas ou crônicas?
  • Você escala pode reduzir ou aumentar drasticamente as chances de sofrer lesões?
  • Aquece e alonga adequadamente antes de escalar?
  • Você descansa entre uma entrada e outra nas vias?

Saiba que músculos e tendões aquecidos são mais elásticos e menos sujeitos a ruptura, portanto aquecer antes da prática do esporte é fundamental.

Considere distribuir o estresse variando o repertório de movimentos.

Caso acredite que é bobagem o aquecimento na escalada, refaça seus conceitos, pois se não o faz procure fazê-lo.

Dar ao seu corpo tempo para curar pequenos rasgos nas fibras musculares e dos tendões, diminui as chances de desenvolver tendinite.

Quais são os movimentos ou posições corporais de alto risco?

lesoes-escalada-3Movimentos e posições corporais de alto risco abrem possibilidades de lesões concentrando o esforço em um ponto só, ou colocando as juntas em uma posição instável, onde um pequeno erro pode forçar a junta a sair do seu encaixe(deslocamento).

Por exemplo, buracos de mono-dedos ou bi-dedos põem muito estresse nos tendões flexores daqueles dedos, potencialmente causando a ruptura dos tendões e/ou levando à tendinite.

A ruptura da polia anular é geralmente causada por um esforço excessivo aplicado enquanto pega em pequeninos regletes.

Tempo de recuperação total: de 3 semanas a 5 meses (dependendo da gravidade da lesão).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.