Patagonia ajudando a redesenhar máquinas de lavar roupa

A Patagonia está ajudando a redesenhar as máquinas de lavar roupa juntamente com a Samsung. A saber, milhares de microfibras, cada uma com menos de 5 milímetros de comprimento, vão para o ralo.

Eventualmente, muitas delas vão parar no mar, poluindo o oceano. A Patagonia começou um estudo oito anos atrás sobre esse problema ambiental pouco conhecido. Veja mais a seguir.

O estudo da Patagonia sobre as microfibras

Divulgação/Samsung

Divulgação/Samsung

Em resumo, oito anos atrás, a Patagonia começou a estudar esse problema ambiental. A cada carga de roupa, essas microfibras são filtradas em estações de tratamento de água. No entanto, outras acabam no oceano, onde as fibras de tecido sintético representam uma quantidade surpreendentemente grande de poluição plástica (35%), segundo uma estimativa.

Fragmentos do seu fleece favorito agora podem estar flutuando no Oceano agora mesmo. Em uma colaboração iniciada há dois anos, a empresa ajudou a inspirar a Samsung a enfrentar o problema repensando suas máquinas de lavar.

Recentemente, a Samsung revelou sua solução. A saber, um novo filtro que pode conectar-se às lavadoras existentes e usado com um ciclo “Menos Microfibra” que a Samsung também projetou. A combinação permite reduzir a poluição de microfibra em até 98%.

Patagonia e Samsung em ação pelo mundo

Filtro “Menos Microfibra” (Divulgação/Samsung)

Filtro “Menos Microfibra” (Divulgação/Samsung)

O projeto surgiu de conversas entre as duas empresas depois que a Patagonia passou anos explorando várias opções. Inicialmente, trabalhou com pesquisadores para saber quais tecidos soltam mais; o velo sintético, como o tipo que a Patagonia fabrica com plástico reciclado, foi um dos culpados. Começou vendendo bolsas de malha que podem capturar microfibras na lavagem. Ele testou todos os filtros de lavanderia do mercado.

Ele atualizou as instruções de cuidados com as roupas para pedir aos clientes que lavem o mínimo possível e manchem o velo limpo. E quando um executivo da Patagonia fez uma apresentação da Zoom para a Samsung em 2021 sobre como o varejista de outdoor aborda a responsabilidade social e ambiental, a questão voltou à tona.

Após a reunião, as duas empresas continuaram conversando. Em seguida, a equipe da Patagonia conectou a Samsung à Ocean Wise, uma organização sem fins lucrativos que testa o derramamento de fibra em sua missão de proteger e restaurar nossos oceanos. A Samsung enviou algumas de suas máquinas para o laboratório da Ocean Wise em Vancouver, onde os pesquisadores começaram a estudar como vários parâmetros alteram os resultados.

EcoBubble da Samsung e novo filtro

EcoBubble da Samsung (Divulgação/Samsung)

EcoBubble da Samsung (Divulgação/Samsung)

A Samsung já havia desenvolvido uma tecnologia chamada “EcoBubble” para melhorar o desempenho dos ciclos de água fria para economizar energia e ajustou a tecnologia para lidar especificamente com a poluição por microfibra.

O novo ciclo “Menos Microfibra”, que qualquer pessoa com uma lavadora Samsung pode baixar como uma atualização para sua máquina, pode reduzir a poluição de microfibra em até 54%. Para lidar com o restante, a empresa projetou um filtro que pode conectar-se às arruelas existentes no tubo de drenagem, com poros pequenos o suficiente para capturar fibras.

O design final comprime as microfibras, por isso esvazia-se apenas uma vez por mês, e envia um alerta por meio de um aplicativo quando necessário trocar. Eventualmente, em teoria, as fibras coletadas podem passar por reciclagem em um novo material, em vez de jogadas no lixo.

Agora, o desafio da Samsung é fazer com que os consumidores o usem. O filtro, projetado para ser facilmente instalado em máquinas existentes, está sendo lançado agora na Coreia e será lançado nos EUA e na Europa ainda este ano. Com custo variado conforme o mercado, mas fica em torno de US$ 150 nos Estados Unidos.

O ciclo, que começou a ser lançado no ano passado, pode ser instalado automaticamente em máquinas conectadas por WiFi. Por fim, quando a OceanWise testou o ciclo e o filtro juntos, eles confirmaram que quase eliminou a poluição por microfibra.

Foto destaque: PlanetCare /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.