Mais uma notícia de que o interesse geral no esporte de escalada, independente da proximidade, ou não, de locias naturais.
A quantidade de pessoas interessadas em escalada vem crescendo a olhos vistos.
A novidade vem de Manaus, onde academias tradicionais começam a implementar muros de escalada.
Uma excelente notícia para o esporte e boa dica para quem pretende investir em mercados de escaladores emergentes
Mais uma prática esportiva é levada para as academias da capital amazonense. A escalada surge como opção para conciliar esportes e saúde. Derivada do alpinismo, a técnica desportiva objetiva levar o atleta a atingir o cume de uma parede rochosa ou bloco de muro.
Conforme o professor de Educação Física da Academia Atlhética de Manaus, Paulo Vitor, Manaus não oferece vegetações naturais propícias à praticas do esporte. Para ele, o esporte nas academias veio em boa hora.
A escalada indoor é uma atividade física, pois, muitos alunos têm saído da rotina dos exercícios musculares, para se divertirem nas alturas. A prática não atende somente o aspecto fisiológico, mas também trabalha a parte psicológica, super necessária para escalar, pois requer concentração”, explicou o acompanhador do esporte.
“Na escalada, os alunos trabalham a parte intro-muscular e a resistência . Além de ajudar com o gasto calórico, os músculos mais trabalhados são os antebraços, costas, membros inferiores, braços e peito”, explicou Paulo.
Ainda considerada como um esporte de risco, a escalada é incluída na categoria de “Esportes Radicais”. O conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferências para cursos homologados pelas academias especializadas, associações ou federações de escalada esportiva.
Na origem, a escalada é uma atividade derivada do montanhismo. Surgiu como prática desportiva no século dezenove, em Dresden no Leste da Alemanha

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Olá! Me chamo Renato, estou interessado para praticar a escalada embora não entenda nada, acho desafiador e radical, por isso, gostaria de saber onde fazer e qual o investimento?
Em Manaus existem muros indoor e boulders. Já existem muros de escaladores que se reúnem para puxar um treino.
Nas imediações da capital amazonense é possível encontrar vias esportivas, boulders e psicopblocs…tem muita coisa.
A verdade é que tem sim locais naturais para a prática de escalada em rocha!
mais info da região veja no meu blog
phmontanha.wordpress.com
Ab PH