Montanhista morre em escalada ao Ojos del Salado

Um montanhista da província argentina de Córdoba, morreu enquanto tentava escalar o vulcão Ojos de Salado (6.891 m). De acordo com a mídia local, Emilio Sella, de 37 anos, tentava a ascensão com um guia e um grupo de amigos, quando desistiu de prosseguir na subida. Stella teria ficado à espera abaixo do cume, enquanto o grupo e o guia prosseguiu.

O vulcão Ojos del Salado é o segundo ponto mais alto do continente americano e é considerado o mais alto vulcão do mundo, tendo aproximadamente 70 metros menos que o Monte Aconcágua. Esta montanha requer do montanhista um bom condicionamento psicológico.

Ao retornar, os montanhistas encontraram Emilio na barraca já sem vida. As autoridades da cidade argentina de Fiambalá, a aproximadamente de 200 km do local, e o posto de polícia foram notificados. Os bombeiros e autoridades locais começaram a baixar o corpo do montanhista, para levá-lo a Fiambalá.

Uma investigação policial será feita de duas hipóteses levantadas. Por um lado determinar as causas da morte e por outro pela responsabilidade do guia, identificado como Sebastián García que, em teoria, deveria ter ficado com Sella e, dependendo da situação, descido com ele em busca de ajuda.

Uma comissão médica de Buenos Aires viajou ao local para examinar o corpo e determinar a causa mortis.

O jornal argentino La Voz afirmou que o guia Sebastián García possuía um equipamento de comunicação satelital poderia comunicar as autoridades para um potencial resgate. Ainda segundo o veículo, o guia verificou os sinais vitais de Emilio Sella e estavam todos normais e não aparentava estar sofrendo de nenhum mal.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.