Cuidados e manutenção de sua sapatilha para escalada

Dentre todos os modelos e marcas de sapatilha para escalada existentes, afirmo: com pequenos cuidados, pode-se estender a vida útil desta importante ferramenta usada no dia de “climb”.

Tenha em mente que o que causa maiores danos nas sapatilhas é o suor dos pés.

Muitas marcas usam uma entressola (peça que da estrutura a sapatilha) de papelão e essa peça “esfarela” com o tempo devido ao suor(conforme citado) e também pelo uso constante do equipamento.

A entressola  é muito importante, pois é ela que fornece a estrutura e fôrma do calçado e mantém a sapatilha em sua forma original de fábrica.

O dano desta peça deixa a sapatilha com o solado mole, perdendo a precisão, além de causar desconforto ao escalador por perda da estrutura.

Ressalto que nem todas as marcas usam entre sola de papelão.

Algumas geralmente usam material sintético o qual é uma mistura de feltro com resina de laminação.

Por isso é um detalhe muito importante na escolha de sua sapatilha para escalada saber qual o material de sua entressola.

As fotos abaixo mostram como uma sapatilha fica quando se tem danos na entressola …

DSC_0474

Foto: Leandro Pardal

DSC_0478

Foto: Leandro Pardal

Nestas outras fotos a sapatilha já está com os devidos reparos feitos como a reposição da entressola  com material sintético (mistura de feltro com resina de laminação)

DSC_0485

Foto: Leandro Pardal

DSC_0487

Foto: Leandro Pardal

Cuidados preventivos da Sapatilha

  • Sempre que terminar seu dia de escalada deixe sua sapatilha, seja de  cadarço ou velcro, bem aberta para que o suor que exista dentro do calçado evapore o mais rápido possível.
  • Já, nas sapatilhas de elástico (estilo “sliper”, dem cadarço ou velcro), pode-se usar um papel (jornal ou papel toalha por exemplo) para absorção rápida do suor.
  • Nunca seque sua sapatilha ao sol.
  • Nunca use antisséptico em pó dentro de sua sapatilha, ele danifica a linha da costura e penetra nos furos, chegando até a sola e a entressola, descolando as partes.
  • Não é recomendavel lavar com frequência a sapatilha. Porém, há casos em que a lavagem é necessária.  Neste caso lave com água e sabão neutro e use uma escova de dentes para conseguir limpar os lugares mais difíceis.

Para saber os modelos de sapatilhas que possuem entressola de papelão  ou material sintético, entre em contato:

Aqui nesta ultima foto o trabalho finalizado…

DSC_0501

Foto: Leandro Pardal

Post_pardal_reolas

There are 2 comments

    1. Luciano Fernandes

      Mayani

      Lavar uma sapatilha de escalada é uma escolha particular do escalador. Eu pessoalmente nunca lavei as minhas. Além disso, dos escaladores que conheço, maioria esmagadora também não lavou. Para eliminar o cheiro ruim, deixe pendurado em lugar fresco, ventilado e protegido do sol. para eliminar odores, coloque ou folhas de goiabeira, ou mesmo sementes de café torrado.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.