Marcel Rémy: 98 anos e ainda escalando

O suíço Marcel Rémy fez 98 anos no final de fevereiro desse ano e apesar de quase cem anos de idade e das regras de afastamento social em tempos de pandemia, encontrou força e vontade para escalar em uma academia.

Sim, você leu certo no primeiro parágrafo: nascido em 1923, Marcel ainda escala e apesar da sua idade ainda é uma imensa fonte de inspiração. Na primavera de 2007, aos 84 anos escalou a via Monahiki Elia, graduada como um 6a+ francês (6° brasileiro), em Kalymnos (Grécia). Durante essa viagem, ele encadenou não somente essa via, mas outras de sexto grau francês.

Em 2009, aos 86 anos, Rémy escalou a Rota Original de 16 enfiadas do Miroir d’Argentine (2.325 m) nos Alpes suíços. Parece pouco? Em 2015, aos 92 anos, guiou um 5c francês (5 sup brasileiro). Em 2017, Rémy escalou uma via de 500 metros na Miroir de l’Argentine (Suíça).

Marcel é pai dos famosos irmãos Remy (Claude e Yves), escaladores e engenheiros incansáveis, autores de muitas vias na Suíça e em muitos outros lugares do mundo. Desta vez, seus filhos organizaram uma via exclusiva para ele na parede da academia em Satigny (perto de Genebra), fechada devido à pandemia.

Rémy escalou uma via com dificuldades 4c.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.