Livro da semana: “Kurt Albert: Frei denken, frei klettern, frei sein” – Tom Dauer

Para quem hoje desfruta e defende vários conceitos a respeito da escalada esportiva pelas falésias do mundo, tem a obrigação de conhecer Kurt Albert. O escalador alemão, destaque na sessão de biografias aqui na Revista Blog de Escalada, foi um dos maiores e mais espirituosos escaladores e montanhistas de todos os tempos.

Nascido em Nuremberg, Alemanha, foi um dos pioneiros do movimento internacional de escalada livre, que tinha um de seus centros em Frakejurna. Com a invenção do rotpunkt, Albert criou a história da escalada esportiva como conhecemos hoje. Sua mente perspicaz, sua abertura para pessoas e ideias, sua sede de aventura e seu humor fizeram dele o foco de uma subcultura esportiva e social cujas influências iam muito além da escalada e do montanhismo em si.

Kurt Albert

Tom Dauer

Sua biografia “Kurt Albert: Frei denken, Frei klettern, Frei sein” (Kurt Albert – pense livremente, escale livremente, seja livre”, mas ainda sem tradução para o português), o autor Tom Dauer preenche uma lacuna da memória que a repentina morte de Kurt Albert criou. O livro irá agradar a todos aqueles que entendem a escalada e o montanhismo não apenas como um esporte, mas como uma atitude perante a vida.

O ano de 2020 foi o décimo aniversário do acidente em 28 de setembro de 2010 que vitimou o escalador alemão. O que permaneceu desde então foi a tristeza, a perplexidade e a profunda admiração por uma vida que terminou cedo demais. O que resta, no entanto, é o legado de um grande personagem que Tom Dauer agora meticulosamente, mas com sensibilidade e diversão, eternizou.

Kurt AlbertPublicada em setembro de 2020, o 10º aniversário da morte de Kurt Albert, o autor e cineasta Tom Dauer usou como base em um extenso arquivo privado de textos e imagens anteriormente inacessível. O autor também coletou depoimentos em conversas com companheiros e testemunhas contemporâneas.

Acima de tudo, a obra visa atrair montanhistas apaixonados que se dedicaram à escalada e aos esportes de montanha em todas as suas facetas. Ao mesmo tempo, porém, deve-se tornar tangível e compreensível uma atitude em relação à vida que moldou toda uma época.

Com grande atenção aos detalhes, e uma admirável quantidade de pesquisas, Dauer montou a vida completa de Kurt Albert para que o leitor possa pelo menos ter uma ideia do mundo do escalador. Desde o início leitor percebe que a obra não parece uma biografia comum, na qual quaisquer dados e fatos históricos são amarrados juntos como uma grade.

Cada detalhe da vida de Albert é examinado em detalhes, peça por peça, e encontra um grande arcos de tensão que é mantido ao longo de todo o livro. Durante a leitura, o leitor é transportado para para os anos 1970, 1980 e início dos anos 1990 no local de escalada de Frankenjura. O livro contém também muitas fotos que mostram Kurt Albert e seus companheiros de corda, nas mais variadas fases da vida, nas áreas de escalada mais remotas do mundo.

Ficha técnica

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.