Aprenda quais são os treinamentos auxiliares para escaladores

bootcamp-squatsNa escalada sempre o melhor treino vai ser escalar, escalar e escalar, principalmente para os iniciantes.

É comum todos os iniciantes perguntarem aos mais experientes o que fazer para ganhar mais força nas mãos e dedos, ai vem o perigo, pois sempre a resposta é campus board e finger board!

Um completo veneno para quem está iniciando no esporte.

Essas ferramentas são muito úteis nos treinos avançados e são esses métodos os principais responsáveis pela maioria das lesões dos escaladores.

Hoje você consegue montar um treino mega monstro de campus e finger board vendo poucos vídeos na net, mas ninguém lê o que o fabricante do finger board recomenda.

treino bolinhabla

Eu uso em meus alunos, por exemplo, a seguinte regra, se escala a menos de três anos, tanto o finger quanto o campus são executados com apoio de um dos pés, dividindo um pouco a carga nos dedos a fim de fortalecer aos poucos.

A maioria dos fabricantes de finger board têm já uma serie montada para cada nível de escalador, e sem dúvida esses métodos ajudam e muito no ganho de força e pressão.

O outro sistema muito interessante é mais recente aqui no Brasil são as “bolinhas” são duas bolas de resina que são amarradas e penduradas uma ao lado da outra, são ótimas, pois não sobrecarregam tanto os dedos como os demais métodos, porém deve se ter muito cuidado ao não exagerar também.

Flexão de braços clássicaO mais importante para mim é além disso tudo a condição física do indivíduo, como disse na matéria anterior o “core” é muito importante e vai te ajudar muito!

Com o passar do tempo seu corpo vai começar a mostrar sinais de extrema fadiga, os intervalos entre treinos devem ser sempre respeitados e uma vez a cada três meses o ideal é parar por uma semana inteira a fim de recuperar qualquer micro lesão e dar trégua aos músculos.

Outra dica muito valiosa é trabalhar a musculatura antagonista, isso é trabalhar o músculo no sentido contrário do movimento que fazemos. Isso ajuda muito na prevenção de lesões, pois quando toda a musculatura está forte a distribuição de carga é mais bem executada em todos os grupos musculares exigidos.

torrando-calorias-7Por aí podemos ver que montar um treino ou usar o treino do seu amigo não é tão simples assim quanto parecia, existem mil maneiras de planificar um treino mais é impossível sem antes conhecer e conversar com o indivíduo.

Vamos fazer um teste para saber da sua condição física? Vamos executar uma série de quatro exercícios seguidos sem parar e repetindo o ciclo por quatro vezes, cada exercício tem a duração de 1 minuto sem parada!

Aquecimento

  • Pular corda por 2 minutos
  • Intervalo 3 minutos
  • Treino principal
  • 1 flexão de braços
  • 2 agachamento
  • 3 abdominal a sua escolha ( sem ajuda de aparelhos)
  • 4 burpees
  • Volta para o 1 e repete por 4 ciclos

São exercícios simples, porém o ideal é sempre ser observado por um educador físico para se ter a execução correta e não se machucar.

Isso é apenas uma pequena amostra de um treino funcional, existem diversas outra serie bem mais específicas para a escalada porém sem um condicionamento mínimo se torna impossível!

Esses exercícios vão te ajudar na escalada e no seu dia a dia também…

Antes de tentar esse teste procure um Educador físico e pergunte sobre a execução de casa exercício.

Bons treinos e boa sorte!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.