Uma das maiores lendas da escalada mundial morreu esta madrugada, informou o editor da revista Klettern (maior revista alemã de escalada) Ralph Stöhr.
O escalador Kurt Albert, que é da mesma geração de outra lenda Wolfgang Gulich, morreu após uma queda em uma via ferrada Höhenglücksteig na zona de Hirchbach (Baviera).
Kurt foi entre outras coisas o criador da filosofia de “encadenar” uma via (red Point), é considerado um dos pais da escalada livre e era conhecido por todos como uma pessoa comprometida com a escalada 100% de seu tempo (aka: Não sujava com lixo lugares de escalada nem brigava com proprietários)
Que descanse em paz.
Para mais detalhes, acompanhe em ESPANHOL: http://www.desnivel.com/object.php?o=20537
veja entrevista dada à revista desnivel em 1999 em: http://www.desnivel.com/object.php?o=648

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
[…] ano de 2020 foi o décimo aniversário do acidente em 28 de setembro de 2010 que vitimou o escalador alemão. O que permaneceu desde então foi a tristeza, a perplexidade e a profunda admiração por uma vida […]