IFSC divulga lista oficial de classificados para a Olimpíada – Confira análise dos favoritos às vagas

A International Federation of Sport Climbing (IFSC) publicou os nomes dos 14 escaladores e 14 escaladoras que já possuem vagas garantidas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A entidade ainda precisa selecionar outros 6 lugares de cada gênero.

Entretanto, a IFSC vem também enfrentando alguns problemas de comunicação e administração. Fruto destes problemas está o impasse relacionado à equipe japonesa e o veto à Rússia.

Japão, o país bagunceiro

Depois de qualificar dois atletas na primeira oportunidade no Campeonato Mundial de Hachioji e completar sua cota olímpica, o Japão aparentemente ficaria de fora do restante do processo de qualificação para os Jogos.

No entanto, a federação japonesa surpreendeu o IFSC ao inscrever quatro escaladores e duas escaladoras no pré-olímpico de Toulouse.

O argumento japonês, baseado um interpretação particular dos regulamentos do COI (que estariam acima dos regulamentos de classificação olímpica do IFSC), é que podem escolher no último minuto os atletas que definitivamente irão aos Jogos Olímpicos de todos os eventos. Ou seja, seja em Hachioji, em Toulouse, ou no Campeonato Asiático ou no lugar reservado ao país anfitrião.

O IFSC, por sua vez, considerou que apenas os dois primeiros que o alcançaram seriam os classificados. Junto da entidade, toda a mídia especializada também seguiu o mesmo raciocínio. Portanto, na lista oficial atual não deve haver qualquer modificação.

Caso contrário, levaria a múltiplas incertezas e a mais queixas de outros países que concordaram em competir sob as regras do IFSC. Como qualquer entidade que costuma não ser organizada, pode haver ruptura e abandono de entidades.

O conflito já está sendo estudado pelo TAS e espera-se um resultado no início de 2020. O resultado, ao menos em teoria, serviria para resolver a solução do impasse.

Veto à Rússia

Foto: Eddie Fowke / IFSC

A lista oficial é contestada perante o Tribunal de Arbitral do Esporte (“TAS” em sua sigla em francês) pela federação japonesa. A divulgação também não leva em consideração uma eventual desqualificação de atletas russos.

O IFSC publicou os seguintes nomes como já classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com base em seus resultados no Campeonato Mundial de Hachioji e no torneio pré-olímpico de Toulouse. O critério do IFSC leva em consideração que não é possível classificar mais do que dois escaladores pelo mesmo país.

Homens País Mulheres País
Tomoa Narasaki Japão Janja Garnbret Eslovênia
Jakob Schubert Áustria Akiyo Noguchi Japão
Rishat Khaibullin Cazaquistão Shauna Coxsey Inglaterra
Kai Harada Japão Aleksandra Miroslaw Polônia
Mickael Mawem França Miho Nonaka Japão
Alex Megos Alemanha Petra Klingler Suíça
Ludovico Fossali Itália Brooke Raboutou EUA
Sean McColl Canadá Jessica Pilz Áustria
Adam Ondra Julia Chanourdie França
Bassa Mawem França Mia Krampl Eslovênia
Jan Hojer Alemanha Iuliia Kaplina Russia
YuFei Pan China Kyra Condie EUA
Alberto Ginés Espanha Laura Rogora Itália
Nathaniel Coleman EUA YiLing Song China

Próximos classificados

Os campeões da Europa, Continente Americano (Sul, Central e Norte), Ásia, África e Oceania terão lugar em Tóquio 2020. O Campeonato Europeu é considerado como o mais disputado. Por outro lado, o da África é todo desconhecido.

Arriscar um provável candidato em qualquer um dos continentes é uma tarefa ingrata. Porém, baseando-se nas classificações das duas últimas temporadas da Copa do Mundo de Escalada é possível ter uma noção.

Para esta projeção, foi levada em consideração os resultados do último Campeonato do Mundo, do pre-olimpíco de Toulouse e do ranking da Copa do Mundo combinada.

Favoritos Campeonato Pan-Americano – Los Angeles, de 24 de fevereiro a 1 de março
Homens País Mulheres País
Sean Bailey EUA Alannah Yip Canadá
Drew Ruana EUA Andrea Rojas Equador
John Brosler EUA Alejandra Contreras Chile
Joe Goodacre EUA Valentina Aguado Argentina
Carlos Granja Equador Rebecca Frangos Canadá

 

Favoritos Campeonato Europeu – Moscou, de 21 a 28 de março
Homens País Mulheres País
Jernej Kruder Eslovênia Anouck Jaubert França
Domen Skofic Eslovênia Fanny Gibert França
Anze Peharc Eslovênia Ievgeniia Kazbekova Ucrãnia
Stefano Ghisolfi EUA Aleksandra Kalucka Polônia
Sascha Lehmann Suíça Sandra Lettner Áustria

 

Favoritos Campeonato da Oceania – Sydney, de 28 a 29 de março
Homens País Mulheres País
Campbell Harrison Austrália Oceania Mackenzie Austrália
Ben Abel Austrália Tiffany Melius Austrália
Sam Lavender Austrália Lucinda Ann Stirling Austrália
George Sanders Nova Zelândia Sarah Tetztaff Nova Zelândia

 

Favoritos Campeonato Asiático – Morioka, 27 de abril a 3 de maio
Homens País Mulheres País
Jongwon Chon Coreia do Sul Sol Sa Coreia do Sul
Hanwool Kim Coreia do Sul Jain Kim Coreia do Sul
QiXin Zhong Coreia do Sul Chaehyun Seo Coreia do Sul
Long Cao China YeuTong Zhang China
Alfian Muhammad Indonésia Di Niu China

 

Favoritos Campeonato Africano – Cidade do Cabo, 19 a 22 de março
Homens País Mulheres País
Calrin Curtis África do Sul Rachelle de Charmoy África do Sul

Mas e a comissão tripartite?

Foto: IFSC/Forrest Liu

Os últimos lugares disponíveis na categoria masculina e feminina serão concedidos por decisão da Comissão Tripartite, sempre sem exceder a cota de dois atletas por país e sexo.

As diferentes federações terão que fazer seus pedidos. Para serem escolhidos, os atletas devem ter participado do Campeonato Mundial Combinado em Hachioji 2019.

Inicialmente, esses locais foram projetados para atletas refugiados e casos semelhantes, onde não conseguem competir na escalada. Especulações sobre esse último local falam em recompensar um atleta famoso que não o conquistou o lugar.

Mas existe, compensando qualquer federação relevante que tenha sido deixada de fora ou mesmo falando em pular a cota de dois por país e dar um terceiro participante ao Japão. Mas tudo está no ar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.