Nepal exigirá histórico médico completo para subir Monte Everest

No último final de semana, o Departamento de Turismo do Nepal criou novas regras de montanhismo. As medidas fazem parte do “pacote” anunciado pelo governo nepalês, após uma temporada que viu nove mortes no pico mais alto do mundo.

Todos os escaladores que desejam uma permissão para escalar o Monte Everest (8.848 m) agora precisam divulgar todo o seu histórico médico, de acordo com um conjunto de novas regras elaboradas pelo Departamento de Turismo.

Além de divulgar seu histórico médico, os montanhistas também devem enviar um relatório médico por um médico certificado, a fim de obter uma permissão para escalar montanhas no Nepal, incluindo o pico mais alto do mundo.

Detalhes das regras

As regras foram elaboradas em um esforço para determinar que apenas montanhistas com boa saúde, possam tentar o desafio em grandes altitudes. Nove pessoas morreram no Everest este ano, o maior número de mortes durante uma única temporada nos últimos quatro anos.

De acordo com o jornal Kathmandu Post, espera-se que pelo menos uma dúzia de novas regras sejam incluídas na alteração do regulamento de montanhismo existente. De acordo com as novas regras, todos os alpinistas também exigirão seguro obrigatório.

“Como a maioria das mortes ocorreu devido a problemas de condicionamento físico e saúde, nós adotamos essas medidas rigorosas”, disse Mira Acharya, diretora do Departamento de Turismo, o órgão responsável pela emissão de licenças de escalada.

Até agora, montanhistas com menos de 16 anos, pessoas com doenças graves e antecedentes criminais eram os únicos impedidos de escalar as montanhas do Nepal.

Outra nova regra diz respeito à experiência de escalada. Enquanto os guias já precisam possuir um certificado de escalada em pelo menos uma montanha, os montanhistas agora precisam enviar um certificado básico de treinamento de montanhismo no departamento para obter uma permissão de escalada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.