Máscara atlética: Guia completo para praticar esportes com máscara

Acostume-se com o termo máscara atlética. Se você pratica exercício terá uma. Caso não tenha, muito provavelmente terá de adquirir uma para frequentar academias e parques.

Nesta semana a empresa de streaming Netflix lançou um anúncio em Madri que fez muitas das pessoas refletirem a respeito de nossa realidade. Uma de suas atrações mais populares, a série “Black Mirror”, que sempre trata de temas de nosso cotidiano com histórias a respeito de um futuro distópico mas nem tão longe de nossa realidade.

Aproximadamente um mês atrás, Charlie Brooker, o criador de “Black Mirror”, disse em um programa de rádio que a inspiração para a sexta temporada do aclamado programa distópico estava adiado. “No momento, não sei qual seria o estômago para histórias sobre sociedades desmoronando”, explicou Brooker.

Pois foi usando exatamente a realidade que vivemos no momento que o departamento de marketing procurou utilizar como ferramenta na Espanha. “Black Mirror”, que possui cinco temporadas, anunciava que temos no momento a sexta. Ao vivo e a cores.

Você imaginaria no início de 2020 que teríamos de usar máscaras para praticar exercícios, usaríamos álcool em gel várias vezes ao dia e de maneira obsessiva? Pois esta é a nova realidade que vivemos (goste você ou não), bem ao estilo de um episódio de “Black Mirror”.

Por que usar máscara?

Organizações de saúde pública em todo o mundo estão aconselhando que o uso de máscaras pode ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus. Algumas academias, de todos os tipos de esportes, em vários lugares do mundo estão pedindo aos clientes que as usem. Algumas lojas até recusam a entrada de clientes se não estiverem usando uma.

O consenso geral entre as autoridades de saúde é que o uso de máscaras reutilizáveis ​​em público pode ajudar a impedir a disseminação. Além disso, se alguém tiver sintomas de COVID-19, não deve sair em público e deve se auto isolar. Se alguém não tiver sintomas, ainda pode ter o Coronavírus e espalhá-lo.

Portanto, caso ainda não tenha entendido o motivo do uso, é aconselhável usar máscaras de pano para ajudar a impedir que alguém infecte outras pessoas. Por este motivo é que pessoas que vivem em áreas consideradas o epicentro da pandemia, como a cidade de São Paulo, não devem ir a outras áreas.

Cada um que insistir em desrespeitar esta recomendação apenas estende ainda mais medidas de quarentena e isolamento social.

Cada indivíduo usa a máscara para os outros e eles usam para você. As máscaras caseiras e de tecido são mais para impedir que o vírus se espalhe quando você tosse, espirra, fala ou respira. Importante ressaltar que a máscara é secundária ao distanciamento social e lavagem regular das mãos por, no mínimo, 20 segundos.

O conselho da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o uso de máscara:

  • Antes de colocar a máscara, limpe as mãos com álcool em gel ou água e sabão.
  • Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.
  • Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando. Se o fizer, limpe as mãos álcool em gel ou água e sabão.
  • Evite toque na máscara ao colocá-la: use as tiras para colocá-la sobre a boca
  • Uma vez em casa, você pode remover a máscara pelas correias e lave as mãos.
  • Lave o rosto após a utilização.

Perguntas frequentes no uso da máscara

Quando está disposto a burlar alguma regra, o ser humano se motiva a se fazer perguntas que chancele sua desobediência. Vemos exemplo disso todos os dias, seja conosco ou com outras pessoas ao nosso redor. Portanto, abaixo estão algumas respostas para os”desobedientes” para o uso de máscaras.

Uma prática que os “mais espertos que os demais” também fazem é querer tirar vantagem em tudo. Infelizmente estes “mais espertos que os demais” são os que tornam a situação pior do que já é.

Pessoas que sofrem de superioridade ilusória são as que mais prejudicam todas as demais em tempos de pandemia. Portanto, se acredita que é mais inteligente que a média da população, repita a si mesmo que “não, você não é”.

Quando pensar em máscaras, seja para fazer exercícios ou mesmo para circular na sociedade, não compre máscaras cirúrgicas, porque limita o possível suprimento disponível para os profissionais de saúde. Enfermeiros, médicos, cirurgiões e funcionários de limpeza que trabalham em hospitais devem ser priorizados.

  • Sempre pratiquei exercício, sou imune ao COVID-19?

A menos que esteja fazendo exames constantemente, nada pode indicar que não esteja infectado pelo novo coronavírus. Como você pode estar portando o vírus e não saber.

Portanto, deixe de lado sua superioridade ilusória quando for avaliar os riscos de se contaminar ou contaminar outras pessoas.

Monitore como se sente ou se está apresentando algum sintoma incomum. É importante conhecer o seu corpo. Esteja atento a dor no peito, tonturas e dificuldade para respirar.

  • Para fazer atividade outdoor na natureza tenho de usar máscara?

Ao estar em um ambiente natural, como um parque ou um local de escalada pode ser útil.

Mas antes de concluir sobre o uso da máscara, qualquer que seja a lógica que use para raciocinar, lembre-se de que outras pessoas podem não seguir as orientações em locais de escalada ou trilhas, mesmo que você o faça.

Usar uma máscara pode proteger você deles.

  • É um pouco desconfortável?

Sim. Mas se enfermeiras e médicos podem usar uma por 13 horas seguidas e ficar com marcas e feridas no rosto, você provavelmente pode usar uma máscara de algodão macio por algumas horas.

Se no momento que se perguntar o motivo de usar algo desconfortável, diga a você mesmo que é o melhor momento de se acostumar a viver em uma sociedade e prevenir que tudo esteja fechado novamente.

Lembre-se: As pessoas se acostumam a tudo, até com o que é bom.

  • Isso vai atrapalhar minha respiração?

Provavelmente um pouco, isso faz parte de como as máscaras funcionam. Porém já há marcas, como a La Sportiva, que desenvolveu um modelo que permite praticar esportes com maior conforto. Outras empresas já estão desenvolvendo as suas.

Portanto procure uma máscara que permita você respirar na sua prática ANTES de ir praticar. Assim como cada indivíduo agora é responsável por acabar com a pandemia, seja também responsável por adaptar a realidade à sua prática.

Quais são as melhores máscaras para exercícios?

Como explicado anteriormente, a máscara é para proteger você dos outros e os outros se protegerem de você.

Pense da seguinte maneira: usar uma máscara reduz a chance de suas próprias gotículas respiratórias entrarem em contato com outra pessoa. Além disso se outras pessoas estiverem correndo, andando ou escalando em um local relativamente cheio, não gostaria que elas tentassem conter essas gotículas?

Portanto, falando de máscaras, o mesmo vale se alguém estiver em uma trilha isolada na montanha. Se a pessoa não está perto de outras, e não há ninguém por perto para proteger usando uma máscara, não é realmente necessário. Mas no momento que houver alguém por perto, a máscara é necessária.

A máscara ideal para a prática de exercício deve ser feita de material que absorva a umidade. É a mesma lógica de toda e qualquer roupa esportiva. As “máscaras atléticas” ideais também são respiráveis ​​e confortáveis ​​quando ficam ao redor do rosto e das orelhas.

Elas também devem oferecer durabilidade, com a capacidade de ser lavada e reutilizada muitas vezes sem apresentar muito desgaste. Ninguém precisa de uma máscara que vai suar e se tornar um bagaço após a corrida.

As melhores máscaras atléticas são projetadas com materiais macios, elásticos e que absorvem a umidade, como poliéster ou elastano. Os tecidos esportivos de alto desempenho geralmente oferecem mais respirabilidade e elasticidade do que as máscaras de algodão ou linho.

Idealmente máscaras atléticas possuem faixas elásticas que se prendem atrás das orelhas ou com tiras finas que podem ser presas à cabeça, pescoço e orelhas e ajustáveis.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.