Quais são os 10 melhores Road Movies?

Já ouviu falar de Road Movies? Conhecidos também como Filmes de estrada, é um subgênero cinematográfico que, por sua estrutura episódica e pelo desenvolvimento pessoal de seus personagens, é herdeiro da tradição literária da jornada do herói, uma estrutura de história mais utilizada em mitos, lendas, romances e obras narrativas em geral.

O conceito de jornada do herói foi criado em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell, que apresentava uma forma cíclica de contar histórias, em que o (a) protagonista supera vários desafios para se tornar um herói. A jornada do herói é como uma fórmula da construção de histórias.

A partir desse conceito é possível concluir que o termo road movie é meio genérico, porque quase qualquer filme, narrativo ou não, pode ser interpretado como uma jornada. Da mesma forma, muitos filmes narrativos seguem personagens de um lugar para outro.

Os elementos dos road movies

Principalmente associado aos EUA, os road movies podem traçar suas origens até a década de 1930. O Mágico de Oz é frequentemente citado como um dos primeiros exemplos de road movie, quando, na verdade, é possível encontrar muitas representações do que mais tarde se tornaria o gênero road movie dentro da literatura.

Em seus primeiros anos, os filmes de estrada eram geralmente assuntos saudáveis, mas à medida que avançamos para os anos 1960 e 1970, o foco mudou para homens brancos heterossexuais, muitas vezes relacionados a uma crise existencial de tipos que usavam temas de rebelião e auto descoberta, ao mesmo tempo em que empregavam narrativas comuns, como uma busca ou uma fuga da lei para progredir nos arcos dos personagens.

Os road movies surgiram como um gênero distinto perto do final da década de 1960, quando os baby boomers (indivíduos nascidos entre 1946 e 1964) começaram a pegar a estrada.

Os temas para o road movie são geralmente do seu tempo: pegue os anos 1960 e 1970, é sobre liberdade de escolha, frustração, existencialismo e auto descoberta. Outros temas, de outras épocas, dizem respeito a ansiedades sociais e posturas sociopolíticas e são mais sobre a jornada interior do que a jornada física que atua como mero catalisador.

Elementos do road movie apareceram em filmes da era clássica, mas o termo circulou pela primeira vez para descrever um grupo de novos filmes norte-americanos do final dos anos 1960 e início dos anos 1970 que eram muito sobre estar “na estrada”. Apropriadamente, o gênero desde então viajou em muitas direções.

A partir de um ambiente cotidiano, uma ou mais pessoas embarcam em uma aventura, encontram dificuldades que encontram pelo caminho e, superando as adversidades, tornam-se autoconscientes e modificam suas personalidades. Explorando o próprio tema da exploração, o road movie reinventa a narrativa clássica da jornada do herói, inspirando-se em obras como a Odisseia de Homero (um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga), nas andanças dos profetas bíblicos, nas viagens de Miguel de Cervantes, Mark Twain e Walt Whitman.

Os road movies possuem influências literárias recentes de John Steinbeck e Jack Kerouac. Assim como nos livros citados, os road movies apresentam personagens em movimento, muitas vezes forasteiros que cruzam fronteiras geográficas, mas também transgridem fronteiras morais.

Não é exagero nenhum afirmar que road movies celebram jornadas em vez de destinos. O gênero prefere carros ou motocicletas no centro da ação (embora viagens de trem, ônibus ou simplesmente caminhar não sejam incomuns) e tendem a se basear na iconografia de rodovias interestaduais e passagens de fronteira.

Os motivos visuais relacionados são paisagens vastas e abertas e linhas de horizonte expansivas e sedutoras. Sinais de estrada, motéis, lanchonetes e postos de gasolina também se repetem para várias reviravoltas na história. Outra assinatura do gênero para melhorar a sensação cinematográfica de dirigir é uma faixa de música exuberante – geralmente rock, com sua batida de fundo impulsionando a jornada.

A estrutura narrativa do road movie tende a ser aberta e modernista, em oposição a estereotipada e clássica.

Diários de Motocicleta

Diários de Motocicleta é um filme baseado em fatos reais descrito em diário de viagem escrito entre 1951 e 1952. A produção aborda uma viagem pela América do Sul feita em 1952 por Ernesto Guevara de La Serna (conhecido como Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado.

Foram seis meses de estrada, inicialmente percorridos na moto, depois de carona, a pé e em alguns trechos de avião. O filme é uma maneira interessante, embora romanceada de explorar o lado humano dos dois viajantes, no intuito de estimular essa virtude nos expectadores.

Encurralado

Encurralado conta o terrível episódio vivido pelo protagonista David (interpretado por Dennis Weaver), um homem quieto que viaja de carro por uma área deserta e isolada que, após um pequeno acidente com um caminhoneiro, se vê imerso em uma angustiante perseguição.

Incapaz de escapar do enorme caminhão, o protagonista encontra-se em um perigoso jogo e, quando a perseguição aumenta a níveis mortais, David faz tudo encontra forças para derrotar seu torturador.

Este é o primeiro longa metragem dirigido por Spielberg e foi originalmente emitido como filma para a televisão. Mas sua narrativa intrigante e estética moderna permitiu que o jovem diretor apresentar uma ação ensaiada que busca maximizar a tensão da narrativa.

A Morte Pede Carona

A Morte Pede Carona é considerado um dos mais clássicos filmes da década de 1980 e sua popularidade foi impulsionada pelo fenômeno cultural das video locadoras (se você não sabe o que é, procure no Google). A produção é o tipo de filme de baixo orçamento e amplamente rejeitado antes de encontrar alguém que o produzisse.

A história é bem simples: um jovem dirige sonolento pela Rota 66, indo em direção à Califórnia. Ao dar carona carona a uma pessoa descobre que não é um homem comum e fará de sua vida um verdadeiro inferno, aparentemente sem motivo algum.

É pesadamente inspirado em Encurralado, mas pela sua capacidade de criar tensão, ganhou as graças do público e, mesmo não envelhecendo exatamente bem, consegue se manter instigante e cinematograficamente criativo para plateias de décadas posteriores.

Easy Rider / Sem Destino

Easy Rider é o clássico road movie original, que acompanha o trajeto de dois motoqueiros que partem de Los Angeles em direção ao sudeste dos EUA. A região possui diversos estados dos mais conservadores e retrógrado, em termos de costume do país norte-americano: Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Kentucky, Mississippi, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental.

O filme está carregado, também, de referências aos filmes de faroeste. O motivo é simples e romântico ao mesmo tempo: sugerir que os motoqueiros são descendentes dos pioneiros, que ora empreendem o trajeto inverso, rumo à costa leste, onde começou a colonização do país.

Após ganhar uma determinada quantia de dólares traficando cocaína, resolvem conhecer o Mardi Gras, o carnaval de New Orleans. Ao longo do caminho, eles se deparam com uma série de personagens típico do interior dos EUA que servem como reflexo dos diferentes estereótipos norte-americanos do momento.

Into the wild / Na Natureza Selvagem

Into the wild é talvez o filme mais cultuado por quem pratica atividades de natureza. Dirigido por Sean Penn, com roteiro baseado no livro de Jon Krakauer conta a história real das viagens de Christopher McCandless através dos EUA até o deserto do Alasca de 1990 até 1992

Com trilha sonora apaixonante o filme é mais que uma simples crítica para a sociedade e estilo de vida moderno. A produção é uma história de resistência que muitos se inspiraram.

Além da trilha sonora, possui bonita fotografia fotografia e um roteiro bem elaborado, com um bom trabalho cinematográfico.

Quase famosos

Quase famosos é uma verdadeira carta de amor de Cameron Crowe para a cena do rock and roll dos anos 1970, que ele cobriu como jornalista para a Rolling Stone. A produção também é um olhar divertido sobre a adolescência, a fama e destaca a rotina ininterrupta de uma banda estar “na estrada”.

O roteiro é baseado em suas histórias de Crowe com bandas como The Allman Brothers Band, Led Zeppelin e Eagles. Hoje considerado um filme cult levou um Oscar de Melhor Roteiro Original.

Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine é uma discreta e cativante história com os elementos certos para se tornar memorável. Repleto de um elenco de estrelas, incluindo Steve Carell, Toni Collette, Greg Kinnear, Paul Dano, Alan Arkin e Abigail Breslin, como uma família disfuncional enquanto viajando de kombi para conduzir uma criança para as finais de um concurso de beleza em que ela está competindo.

O filme é um convite para enxergar a vida sob outra perspectiva.

Na Estrada / On the road

Na Estrada é baseado no icônico livro de Jack Kerouac e considerado considerado sua obra-prima. O livro é um dos principais expoentes da geração beatnik dos EUA. O livro foi de grande influência para os jovens no contexto da contracultura dos anos 1960.

Dirigido pelo brasileiro Walter Sales (que também dirigiu Diários de Motocicleta) e filmado nas estradas dos EUA, Canadá e México narra três frenéticas semanas de aventuras de dois amigos pelas estradas.

Uma História Real

Em uma das ofertas narrativas mais tradicionais de David Lynch, Richard Farnsworth interpreta um homem que sai em uma viagem montando um cortador de grama para acertar as coisas com seu irmão doente.

A história é baseada em um evento da vida real, no qual Alvin Straight viajou 380 km de Iowa a Wisconsin em um cortador de grama.

E Sua Mãe Também


E Sua Mãe Também foi um dos filmes latinos mais vistos da história, sendo amplamente premiado. Narrado em terceira pessoa, o filme conta a história de dois garotos adolescentes que partem em uma viagem ao lado de uma atraente mulher mais velha.

Uma viagem onde aprenderão que as mentiras doem, mas às vezes dói muito mais.

No caminho, aprendem algumas coisas uns com os outros sobre amizade, sexo e a vida em si.

Menção honrosa: Venha Como Você É / Hasta la vista

Hasta la vista é um filme Belga que, pela sinopse, parece um filme de besteirol norte-americano: A história gira em torno de três jovens que desejam perder a virgindade e, para tanto, embarcam em uma viagem da Bélgica para a Espanha para visitar uma casa de prostituição.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.