Crítica do filme “Touching the Void”

touching_the_void_cartaz

Desde os primórdios da prática da escalada a relação entre parceiros é profunda e não seria exagero afirmar que seja mais forte do que muitos laços de amizade considerados inabaláveis.

A explicação é simples: a vida está nas mãos de cada integrante.

Também considerado incontestável é a tenacidade e determinação do ser humano quando há a necessidade de lutar por sobrevivência.touching_the_void_2

O filme “Touching the void” documenta o drama vivido por Joe Simpson e Simon Yates na escalada no Siula Grande (6,344m) na Cordillera Huayhuash nos andes peruanos em 1985.

A produção toca sensivelmente nos dois pontos levantados acima: parceria e sobrevivência.

Durante a descida a dupla de escaladores sofre um acidente grave em uma greta e Joe Simpson tem a perna quebrada.

touching_the_void_6Durante a tentativa de resgate Yates realizou procedimentos infrutíferos e que após certo tempo o levou a acreditar que Simpson estava morto na outra ponta da corda.

Impossibilitado de resgatar o companheiro, e com sua vida também correndo perigo tomou a polêmica decisão de cortar a corda e seguir sozinho ao acampamento.

Entretanto Joe Simpson não estava morto e acabou por cair mais profundamente na greta agravando seu estado.

Simpson buscou então maneiras de “caminhar” e seguir ao acampamento para encontrar seu colega e a equipe de apoio.

Somente pela descrição da história é assombrosa a força de vontade de Joe Simpson pela sua sobrevivência.

O filme “Touching the voide” é um documentário que mescla imagens de dramatização (atores interpretando as cenas descritas pelos escaladores) com relatos dos próprios escaladores.

touching_the_void_1

O roteiro de toda a produção foi adaptado do livro escrito por John Simpson, e segue linearmente os fatos e acontecimentos descritos no livro.

As narrações de cada um dos escaladores é carregada de drama e sentimentos e agrega mais tensão aos fatos documentados.

touching_the_void_3Com direção segura de Kevin MacDonald o filme é angustiante tamanha as dificuldades vencidas por Simpson na sua busca pela vida.

Detalhes da dramatização foram muito bem cuidados como por exemplo maquiagem, equipamentos e vestimenta de
cada um dos escaladores.

Tendo poupado o público das “licenças poéticas” típicas de produções vultosas, “Touching the Void” é muito além de um filme de escalada e montanhismo, e sim de sobrevivência e determinação do ser humano.

Fica evidente ainda que a preparação física e técnica de qualquer praticante de atividades de montanha é imprescindível, pois é notório que por causa disso Joe consegue sair vivo (mesmo com 1/3 de seu peso mais magro) do que pode ser considerado o “perrengue dos perrengues”.touching_the_void_7

O filme sabiamente toca levemente no “mimimi” levantado pela comunidade escaladora a respeito do ato de cortar a corda e Simon Yates, em teoria, abandonar Joe Simpson.

Uma discussão infrutífera que não cabe realizar em um filme.

Preocupando-se apenas em relatar acontecimentos (além de possuir uma dramatização impecável) e sentimentos “Touching the Void” é um filme obrigatório a qualquer pessoa seja montanhista ou não.

Nota Blog de Escalada:

touching_the_void_0

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.