História das Marcas: Buff

Este artigo faz parte de uma série de biografias das marcas mais famosas que a atuam no mercado de esportes outdoor. Hoje, a marca é a espanhola Buff.

São destacadas marcas nacionais e internacionais e, da mesma maneira que fizemos com as biografias dos principais ídolos do montanhismo, o objetivo deste artigo não é fazer anúncio, mas disponibilizar a história empresarial para quem quer saber mais sobre ela.

O objetivo, portanto, é, além de trazer um pouco da história de empreendedorismo, traçar um paralelo com a história da humanidade.

Para quem já realizou uma viagem ao exterior, sobretudo em países hispanoparlantes, já deve ter reparado várias pessoas usando uma espécie tecido em forma de tubo. Esta peça de roupa, extremamente versátil, é usada largamente por quem faz esportes de aventura.

O referido tubo chama-se Buff, e é uma das mais tradicionais marcas de equipamentos outdoor da Europa. Com uma história recente, se comparada a outras marcas, a Buff é um case de sucesso entre os players do mercado. Com uma estratégia de marketing agressiva, a empresa conseguiu estabelecer-se contra concorrentes de peso e cópias genéricas chinesas

Parte de sua estratégia foi apostar em praticantes como Núria Picas e Pau Bartoló nas corridas de montanha. Também patrocina motociclistas como Andreu Lacondeguy, Adolf Silva e José Antonio Hermida.

Como tudo começou

A história da marca nasceu com o catalão Joan Rojas Más, filho de uma família de empresários da área têxtil. As fábricas da família Rojas já existiam desde a década de 1920. Por trabalhar muito tempo com as tecnologias de tecelagem, procurava uma solução para protegê-lo do frio.

Entusiasta do motociclismo, trabalhou no desenvolvimento de um cachecol que o protegesse e fosse prático para quem pratica esportes. Foi quando Joan Rojas concebeu um tecido tubular feito com microfibra e sem costura.

O nome inicial da empresa era Caviro SL, que foi posteriormente alterado para Original Buff SA. O nome Buff vem de bufanda, que é cachecol em espanhol. Ele fez o primeiro protótipo em 1991.

O primeiro produto para fornecedores foi criado em 1992 e foi fornecido para lojas de esqui e motociclismo.

Foi um sucesso gigantesco. Já em 1995 começou a exportar para diferentes partes da Europa, principalmente na França, Suíça e Alemanha. A empresa incorporou progressivamente novos tecidos técnicos como Windstopper, Coolmax ou Polartec e expandiu o catálogo com uma ampla gama de produtos sob o mesmo conceito.

Survivor

No início do século XX, a Buff ainda era uma empresa considerada de nicho. Mas tudo mudou quando um reality show nos EUA, chamado Survivor ganhou popularidade. A versão norte-americana do programa foi produzida e exibida em 2000. A atração televisiva ficou conhecida como a mãe dos reality shows.

Quando na edição de 2003 todos os participantes do programa usaram um Buff, foi quando sua popularidade explodiu. A partir de então, de 2003 a 2008, a empresa patrocinou as corridas de resistência às altas montanhas, chamadas Skyrunner World Series.

Em 2010, a empresa diversificou sua atividade e deu o salto do mundo do esporte em direção à moda. A mudança foi com o lançamento da coleção de ‘desgaste causal’ para uso não esportivo, mas combinada com roupas do dia a dia, com malhas como tecido e participando da feira The Brandery.

Atualmente, a Buff projeta e produz diversos acessórios para o pescoço e a cabeça: bonés, bonés, lenços tubulares, bandanas e acessórios para homens, mulheres, crianças e cães. A empresa exporta para mais de 70 países e, segundo dados da empresa, fabrica e vende 5 milhões de unidades de Buff todos os anos e possui receita de € 32 milhões.

Falecimento

Joan Rojas, fundador da Buff, morreu aos 72 anos em janeiro de 2018. Rojas lutou contra um câncer por muitos anos. O fundador de Buff teve além dos sete filhos e oito netos, mas nenhum deles estava envolvido na administração da empresa.

A empresa, há mais de 15 anos, possui uma gestão profissional, com pessoas de fora da família. Atualmente, a empresa vive focada em seus principais mercados que é a Europa e EUA (de onde vem a maior parte de sua receita) e novas linhas de produtos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.