Escalador especializado em estilo solo morre após queda nos EUA

O escalador norte-americano Austin Howell, amplamente conhecido na comunidade de escalada de seu país através de sua conta no Instagram “Freesoloist”, faleceu ontem após uma queda enquanto estava praticando a modalidade no local Shortoff Mountain, no estado norte-americano da Carolina do Norte. O escalador tinha 31 anos de idade.

De acordo com as informações das autoridades locais, Howell caiu em algum no final da manhã. Um comunicado de imprensa do Departamento de Serviços de Emergência do Condado de Burke, EUA, afirmou que: “Por volta das 13:18 do dia de hoje, as equipes de resgate chegaram à vítima utilizando equipamento de rapel, enquanto outros escaladores estavam realizando Massagem cardiorrespiratória na vítima. A vítima foi declarada morta aproximadamente às 13:30”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por The Process With Austin Howell (@freesoloist) em

No momento, ainda não foi divulgado qual a via que Howell estava solando. Os pais de Austin Howell atualizaram sua página no Facebook com uma breve mensagem ontem no período da tarde: “Estamos completamente arrasados ​​em compartilhar que nosso filho bonito, inteligente e espirituoso, faleceu hoje. Austin foi uma alegria completa e será lembrado por todos como um professor, amante da natureza e escalador. Ele tentou ajudar a todos que cruzou na vida e sempre confiante em tudo o que ele fez. Estou orgulhoso por ele ter tocado tantas pessoas no tempo que esteve conosco”.

Austin Howell tinha solado 19 vias graduadas como 5.12 norte-americano (8º grau brasileiro), repetindo alguns deles várias vezes para um total de 37 ascensões em 5.12 norte-americano.

Howell chamou a atenção da comunidade para a sua escalada em estilo solo em 2015, depois de postar um vídeo on-line de si mesmo escalando a via “Dopey Duck”, um 6º grau de 110 metros nos EUA, pelado e sem sapatilhas, exceto pelo seu chapéu, que era a sua marca registrada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por The Process With Austin Howell (@freesoloist) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.