Handstand: O exercício de compensação pouco utilizado por escaladores

Pergunte a qualquer preparador físico: Muitos dos exercícios da ginástica olímpica são ideais para serem feitos por escaladores e montanhistas. Nos centros de treinamento na Eslovênia e Japão (os maiores formadores de campeões de escalada da atualidade), vários deles foram incorporados no dia a dia de quem pretende ter uma preparação física mais completa e, claro, contribuir para a evolução dentro do esporte.

A flexão com parada de mão (handstand push up ou HSPU) é uma técnica de ginástica olímpica muito eficiente para o desenvolvimento da flexibilidade e da força na parte superior do corpo, juntamente com altas doses de coordenação e equilíbrio. O movimento é largamente utilizado no Crossfit e modalidades similares.

O handstand simples (sem necessidade de flexão) treina especialmente os músculos do braço (tríceps) e ombros (área média dos deltoides). Ambos são músculos um escalador dificilmente precisa ao escalar. Portanto, quando se trata de escalar o handstand é um exercício para os músculos antagônicos.

Os antagônicos são os músculos, ou grupos musculares, que contraindo ou relaxando se movimentam em direções opostas ou em ângulos contrários entre eles.

No entanto, a tensão e coordenação do corpo também são treinadas no handstand. Se você fizer o exercício com os pés ao ar (sem encostar na parede), o handstand é acima de tudo muito bom para equilíbrio e coordenação motora. Aliás, o exercício também expande os músculos do antebraço.

Como sempre é afirmado nos artigos de treinamentos, nunca realize exercícios sem a orientação e presença de um profissional de educação física. Insistir em fazer exercícios por conta própria, apenas baseando-se em experiências empíricas apenas aumentará exponencialmente o risco de lesões.

O ideal para este treinamento é que o atleta fique de 30 segundos a 1 minuto nesta posição. Caso esteja conseguindo com facilidade, tentar realizar a flexão. Para a flexão, dobre lentamente os cotovelos e vá abaixando a cabeça até tocar no solo.

Logo que a cabeça tocar no solo, tente esticar o braço.

Para treinar o equilíbrio, além de fortalecer os deltoides, procure ficar na posição sem encostar os pés na parede.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.