Handstand: O exercício de compensação pouco utilizado por escaladores

Pergunte a qualquer preparador físico: Muitos dos exercícios da ginástica olímpica são ideais para serem feitos por escaladores e montanhistas. Nos centros de treinamento na Eslovênia e Japão (os maiores formadores de campeões de escalada da atualidade), vários deles foram incorporados no dia a dia de quem pretende ter uma preparação física mais completa e, claro, contribuir para a evolução dentro do esporte.

A flexão com parada de mão (handstand push up ou HSPU) é uma técnica de ginástica olímpica muito eficiente para o desenvolvimento da flexibilidade e da força na parte superior do corpo, juntamente com altas doses de coordenação e equilíbrio. O movimento é largamente utilizado no Crossfit e modalidades similares.

O handstand simples (sem necessidade de flexão) treina especialmente os músculos do braço (tríceps) e ombros (área média dos deltoides). Ambos são músculos um escalador dificilmente precisa ao escalar. Portanto, quando se trata de escalar o handstand é um exercício para os músculos antagônicos.

Os antagônicos são os músculos, ou grupos musculares, que contraindo ou relaxando se movimentam em direções opostas ou em ângulos contrários entre eles.

No entanto, a tensão e coordenação do corpo também são treinadas no handstand. Se você fizer o exercício com os pés ao ar (sem encostar na parede), o handstand é acima de tudo muito bom para equilíbrio e coordenação motora. Aliás, o exercício também expande os músculos do antebraço.

Como sempre é afirmado nos artigos de treinamentos, nunca realize exercícios sem a orientação e presença de um profissional de educação física. Insistir em fazer exercícios por conta própria, apenas baseando-se em experiências empíricas apenas aumentará exponencialmente o risco de lesões.

O ideal para este treinamento é que o atleta fique de 30 segundos a 1 minuto nesta posição. Caso esteja conseguindo com facilidade, tentar realizar a flexão. Para a flexão, dobre lentamente os cotovelos e vá abaixando a cabeça até tocar no solo.

Logo que a cabeça tocar no solo, tente esticar o braço.

Para treinar o equilíbrio, além de fortalecer os deltoides, procure ficar na posição sem encostar os pés na parede.

Comente agora direto conosco

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.